3comentários

Film Photography Project: Um podcast sobre fotografia analógica!

por em 23/10/2012
 

Michael Raso no estúdio FPP

Film Photography Podcast ou Film Photography Project (ou apenas FPP) é um podcast quinzenal feito por/para quem ama fotografia analógica e todo seu universo apaixonante.

Criado por Michael Raso juntamente com seus co-hosts Duane Polcou e John Fedele em 2009, registraram grandes momentos como o fim do lendário Kodachrome e o começo da febre com filmes The Impossible Project.  Levantando tópicos pertinentes dentro do assunto, dicas de livros, revelação, comentários e reviews de câmeras e filmes sempre com humor e clima descontraído, eles criaram ao longo de 4 anos uma comunidade unida com propósitos em comum: fotografar com filme, compartilhar experiências e se divertir! (parece até o Queimando Filme, não?)

Kodachrome e a corrida para revelar os últimos rolos no Dwayne’s

O que chama atenção, além do tema que todos amamos é justamente esta linguagem leve e sem compromisso em que eles levam em todos os programas. Nada de robôs no microfone e instruções maçantes, eles se divertem gravando e os ouvintes, escutando.

Além da conversa “mesa redonda”, eles estão sempre saindo detrás da mesa para apresentar conteúdo novo para seus ouvintes como entrevistas com fotógrafos e artistas, idas a eventos de fotografia e combinam até saídas fotográficas com os fãs!

Ah! Eles também sorteiam câmeras e filmes em todo programa. Legal, né?

Mark Dalzell, John Fedele e Dane Johnson no filme 110 da Lomography

Com o tempo, algumas novas cabeças foram incluídas no grupo, Duane saiu e entrou Mat Marrash como co-host, um jovem entusiasta da fotografia de grande formato! Além dele, convidados como Dan Domme, Mark Dalzell, Dane Johnson e Hunter White estão sempre aparecendo nos episódios.

O grande marco, porém, é Michael Raso, o André Corrêa versão USA! Sempre empolgado e querendo aprender mais, é o responsável e criador do FPP, fez o site crescer ainda mais com vídeos e até a própria loja online. Sua paixão por Polaroids e fotografia instantânea contagia o podcast, mas há espaço para tudo: Instantânea, médio e grande formato, formatos extintos, o conhecido 135 e agora o filme 110 e seu ressurgimento!

A ideia do podcast não é somente interagir com quem gosta e fotografa com filme, mas qualquer um que queira conhecer mais sobre fotografia analógica, quem pensa em fotografar, quem quer, quem já fotografa, pra quem fotografa e quer mais, pra todo mundo!

Dan Domme, Michael Raso, Hunter White, Mat Marrash e Alex L

Após 2 meses, ouvi todos os episódios até agora feitos e me sinto inserida na comunidade FPP de alguma forma. 68 programas e muitos jargões (- What show? 1, 2, 3 forgetaboutit! THE GOOGLE! Ah, só ouvindo pra entender…), aprendi e ouvi experiências de pessoas que como eu, amam a fotografia e apreciam o que o analógico pode oferecer. Este é um podcast para pessoas como eu, pessoas como os leitores do Queimando Filme, que assim como no FPP, amam a fotografia de filme como hobbie, profissão ou estilo de vida.

 

Film Photography Project site

Youtube

Flickr

Twitter

Facebook

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Yago Moreira
    25/10/2012 em 3:46 pm

    Quando eu estava na dúvida se comprava ou não uma Canon T50, um episódio deles acabou me ajudando na decisão. Resultado: não comprei xD, eles fazem uns reviews muito bons. Esse e o do Ted Forbes são um dos melhores podcasts de fotografia.

    Responder

Deixa aí seu comentário!