33comentários

E hoje, dia três de novembro, o Queimando Filme faz um ano!

por em 03/11/2012
 
Estamos a caminho...

Essa imagem ilustrou o primeiro post do QF…

Parece que foi ontem, parece que foi ha décadas. Mas foi ha apenas 365 dias atrás que comecei o Queimando Filme, em uma noite entediada. Um ano. Um aninho. E nessa data querida, queria pedir a vocês um aparte pra um post mais pessoal e meloso, com agradecimentos e lembranças de bons momentos desse período. Posso?

Tudo começou (não durmam ainda… vai ficar melhor) em uma noite entediada, três meses após ter sido demitido de um emprego-legal-mas-nem-tanto-que-pagava-as-contas. Eu, como muitas pessoas que gostam de trabalhar, estava já ficando meio maluco de tanto fazer nada (sabe como é… mandar currículo ocupa só uma hora do seu dia. E chega uma hora que ver seriado e ir no cinema cansa. Sim, cansa. Juro…). A idéia inicial era fazer um site dedicado à Olympus Trip 35, por ser tão queridinha. Mas, pesquisando, vi que já haviam muitos assim. Parti então pra uma idéia de algo mais amplo, que pegasse a fotografia analógica como um todo.. mas como hobby, sem me meter em discussõesszzzzZZZzzz profissionais, técnicas e artísticas.

E aí, do nada, lá pelas duas da manhã, o nome Queimando Filme surgiu, no meio daquela sonolência toda, e corri pra registrar domínio e o escambau. Eu não sabia o que ia fazer, mas tinha gostado do nome.

O avatar do QF nas redes sociais, que acabou se incorporando ao logo recentemente…

Mas nada disso foi no dia 3/11/11. Foi no dia 2. No dia 3 foi quando REALMENTE comecei a escrever, O primeiro post foi o “Fotografia com filme é legal, e vamos mostrar porque…”, que era mais um “tamo chegando!” do que um post de verdade. Mas foi o primeiro.

O segundo foi o… não, não vou contar um por um os mais de trezentos posts que já temos. Seria crueldade demais ;-) O importante é lembrar como a coisa cresceu a partir daí. Em novembro ainda surgiram o Twitter, a Fan Page no Facebook, e o Flickr Group, em dezembro o Pinterest, em janeiro os Workshops, depois o Tumblr, e surgiu nessa época a idéia do FilmePalooza (que só consegui realizar agora :-), a Lojinha,  e mais recentemente o Podcast, e de… sei lá… três leitores e meio, já são mais de dez mil por mês, com sete mil likes no Facebook, quase isso no Twitter, e sei lá mais quantos no Tumblr, no Pinterest, no FourSquare, no Instagram… enfim. Virou uma zona essa história. Uma zona maravilhosa.

Zona essa em que conheci muita gente, aprendi muita coisa (sério… eu não sabia 30% do que sei hoje de fotografia :-),  fiz amigos, e ganhei colegas. Colegas esses que chamo de colaboradores, mas que são quase sócios: São eles (em ordem alfabética, pra não causar ciúmes): Alex Villegas, Ana & Guilardo (Lomocouple), Bruno Almeida, Damião Santana, Danilo Russo, Diogo “portuga” Woodstock, Julio França, Larice Barbosa, Leo Neves, Lila Souza, Luiz Fellipe Carneiro, Orlando Calheiros, Rodrigo Netto e Samuel Paz. Se não fosse por eles esse site não seria tão legal.

Um dos primeiros cartazes da campanha “quero sua câmera velha”!

OBS: Certamente esqueci de alguém na lista acima. É sempre assim… ainda bem que dá pra incluir quando lembrar :-P

Tenho que agradecer também aos mais de noventa loucos que toparam fazer workshops, e que formam hoje uma família de ex-alunos super divertida e sempre presente, e aos também loucos que toparam hospedar meus workshops, como Instituto Candela, em Recife, e o Gotaz, em Belém do Pará

É claro que agradeço também a pessoa que me deu força esse tempo todo pra continuar tocando esse projeto, Helena Veronese, ou a Sra. Queimando Filme, se preferirem, aos meus gatos, e a toda minha família (não necessariamente nessa ordem)…

Mas os maiores agradecimentos eu vou fazer agora…

(pausa dramática)

Um amigo que me conhece a muitos anos me disse recentemente que existe o “André antes do Queimando Filme”, e o “André depois do Queimando Filme”. E é verdade. O QF, que não é mais um site apenas (talvez nunca tenha sido), mas sim um projeto, uma idéia, mudou a minha vida. Pra sempre. E eu tenho que agradecer principalmente a vocês todos, que compraram a idéia do QF como uma comunidade, como um lugar legal pra bater papo, como um ponto de encontro, como um lugar pra aprender e ensinar.

Queimando Filme é amor. É amor de vocês, e pra vocês. Amor analógico. Obrigado a todos e cada um de vocês.

Que venha o Ano 2!

 P.S: Calma… o Na Sua Bolsa de hoje vai ao ar amanhã, domingo ;-P

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!