9comentários

Na Sua Bolsa #17: Felipe Vellas

por em 04/11/2012
 

O Na Sua Bolsa de hoje é com o Felipe Vellasco, ou simplesmente Vellas. Ele é diretor de comerciais e fotógrafo (você pode ver um pouco das fotos dele aqui). Mas como ele mandou um perfil super completo, vou deixar ele contar tudo sobre ele, suas câmeras e sua bolsa. Fala Vellas!

Olá, eu sou o Vellas. Sou diretor de cena, e tenho a fotografia como um hobby sério. Fotografo basicamente em 35mm e 120mm. Digital? Não, quase nunca. Sempre que tiro fotos digitais, as fotos ficam um lixo. Eu não penso na foto, não me concentro direito. É dificil pra mim.

Então, vou aproveitando enquanto ainda tem bastante filme por ai. Eu fiz 2 fotos, de duas configurações que eu uso normalmente. Em ambas, dá pra ver que eu levo o mínimo necessário, basicamente as câmeras, filmes extras e um kit limpeza básico. No mais, sem mais.

Configuração 1:

Quando vou viajar, eu gosto de levar a Leica M6, com uma lente Nokton 50mm Aspherical. Essa lente é demais, e bem mais barata do que as Summicron da vida.

Também levo minha Yashica C, que é uma câmera 120mm. Adoro ela, a lente é incrível, principalmente pra longas exposições noturnas.

Quando a Yashica está comigo, levo um fotômetro russo, que comprei numa viagem, por uns 5 dólares. Ou então, uso o Light Meter do Iphone mesmo, que é bem fiel.

Quanto aos filmes, eu gosto de alguns. Tri-X 400, Ilford Hp5, Fuji Neopan 400 e Kentemere 400. Sempre ISO 400. Eu tenho um estoque considerável de filme na geladeira de casa, e acabo usando aleatóriamente, dependendo do que for fotografar, e se algum filme está pra vencer. No momento tenho uns 20 Neopan 400 que vão vencer em Fevereiro do ano que vem, então estou usando mais ele.

Configuração 2:

Eu confesso que tenho um medinho de usar a Leica em qualquer lugar. Não é só pelo dinheiro que ela vale, mas pq ela é minha. Existem várias como ela por ai, mas essa, é a minha. E gosto muito dela. Então eu tenho algumas outras câmeras que uso por ai. Ultimamente tenho usado muito minha Voigtlander Bessa R, com uma lente que Jupiter 8 50mm (soviética). Essa câmera é demais. Ela é leve e o fotômetro dela acho melhor do que o da M6.

Outra que uso bastante, só que com filme cromo colorido, é a Olympus OM-1, com uma Zuiko 50mm. Um clássico.

Uso sempre essa minha bolsa de couro que é pequena e resistente. Cabe as 2 cameras, filmes extras, minha carteira e uns filtros.

É bem difícil eu usar filtros coloridos. Uso filtro UV o tempo todo pra proteger a lente, e uso um Polarizador quando vou fazer foto colorida.

Eu sou meio camera freak, e tenho uma coleção grande, que estou até pensando em diminuir. Todas funcionam perfeitamente, e uso elas aleatóriamente.

Caso alguém tenha curiosidade, essa é a minha coleção:

Leica M6
Voigtlander Bessa R
Voigtlander Bessa R3M
Olympus OM-1
Canon A-1
Canon AE-1
Canonet QL-19
Fed 1
Fed 3
Fed 5
Fed Micron 1
Fed Micron 2
Kiev 4A
Contax Rangefinder
Nikon F-501
Nikon AF L35
Minolta SR-7
Zenit XP
Yashica GSN
Yashica Lynx 19
Yashica C (120mm)
Yashica Me
Holga (120mm)
Diana Mini

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!