39comentários

Teste: o quanto você é bom em distinguir cores parecidas?

por em 08/11/2012
 

Pra quem gosta de fotografar, saber distinguir cores, texturas, formas e contrastes é essencial. Por isso testes como esse acabam sendo divertidos pra quem lida com coisas muito visuais.

Esse testezinho, chamado FM 100 Hue Test, testa a sua capacidade de distinguir a matiz (hue)* entre determinadas cores. O teste está no site da X-Rite que é, dentre outras coisas, dona da marca Pantone. Eles são, digamos os caras que definiram os padrões mundiais de cores, de modo que todo mundo possa falar “vermelho” e visualizar a mesma coisa.

Segundo eles, no textinho que abre o teste, uma mulher em cada 255 e um homem em cada 12 (ui!) tem algum tipo de deficiência visual ligada à percepção de cores. E esse teste, que não é apenas mais um desses testezinhos de internet, foi criado para avaliar a precisão da visão de profissionais em todas as áreas ligadas a cores. Ele existe a muito tempo já, e tem inclusive versões “off-line” pra serem aplicadas por médicos e profissionais.

E aí vem o desafio: será que você consegue colocar os qu

adradinhos de cores na ordem certa? Ou será que você vai descobrir que é o 1 entre 12, ou uma entre 255? Pra descobrir, clique aí embaixo, e depois poste nos comentários o seu score!

FM 100 Hue Test

* Pelo que andei pesquisando, existem várias definições pra matiz, dependendo do contexto em que se usa o termo. Usei aqui o que melhor se relaciona com o teste. Pra entender essa zona, você pode começar por essa página da Wikipedia.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!