5comentários

Conheça a Bulldog 4×5, uma grande formato para você mesmo montar!

por em 21/11/2012
 
Bulldog_5x4_Movements

Olha a ginga dela!

Fotografia de grande formato tem sido um tópico recorrente aqui no Queimando Filme nesses últimos dias e esse monte de informação legal sobre essa fotografia (que é uma das mais roots que conheço!) me deixou instigado a brincar também. Basicamente é culpa do Alex Villegas que tem nos mostrado as maravilhas do grande formato!

Fuçando a Internet descobri que o negócio é grande, não só no formato, como no investimento, sendo bem carinho entrar nessa onda de fotão. Assim sobra pra nós, meros mortais, a alternativa DIY ou faça-você-mesmo em “brasileiro”.

Bulldog_5x4_Bellows_min_max

Na extensão máxima e fechada

Mas construir uma câmera com caixotes de madeira, papelão ou até lego não me empolgou pelas dificuldades técnicas de fazer os mecanismos da coisa toda.

Enfim, lembrei de um kit que chegou a ser comercializado pela Sociedade Lomográfica (também conhecida como Lomography ;-), a Bulldog 5×4.

Esse kit é composto de ferragens e peças de mdf cortadas com laser, o fole, o vidro despolido e um pinhole para já sair fotografando com ela assim que terminar a montagem e secar a cola.

Bulldog_5x4_Back_GroundGlass

Imagem formada

Ela tem uma versão 10×8, que deve ter o mesmo jeito de montar. O legal é que ela vem em kit de montagem com manual, ninguém precisa ser um engenheiro para executar os calculos malucos e construir peça por peça para ter a sua grande formato. Eu fico imaginando o trampo de fazer o fole dobrando pedaço por pedaço, ou de criar um sistema que movimente a frende da câmera ou até o balanço da parte frontal onde fica a lente. Sei lá, muito trampo fazer tudo na unha e é por isso que acho esse kit muito foda.

O fato de não ter a lente no kit barateia mas cria um probleminha para quem quer mais qualidade de imagem em seus grandes negativos. Realmente, a qualidade do Pinhole fica a desejar se comparado ao resultado obtido com uma boa lente (olha nesse fórum que tem comparações).

Conversei com o dono das fotos deste post pelo flickr, o René, e ele me disse que no final das contas é uma câmera leve, prática, mas com algumas limitações de extensão máxima aberta e o fato da traseira não inclinar, mas para uma câmera “iniciante” é ótima (ele diz isso pois tem lentes pra ela, né).

Enfim, é a forma mais divertida de entrar na brincadeira. Ela custa em torno de 200 libras, e seria bom achar um jeito disso chegar no Brasil sem precisar pagar imposto o_O ! Mas no mercado livre não achei nada mais em conta.

201208_16_02

Resultado da Bulldog com Pinhole!

Na época que ele surgiu na lojinha da Lomography eu fique até tentado, mas achei ela grande demais e complicada demais na época, que a onda era gastar 135 na Lomo LC-A ou meus 120 na Holga. Bons tempos de gastar 4 rolos de filme por semana!

Abaixo veja o video da montagem da bixinha:

Eu confesso que fiquei ainda mais interessado em fotografar com grande formato agora que descobri que é relativamente acessível conseguir um kit que resulta em uma câmera tão melhor do que uma caixa de papelão! Se você também curtiu, clique pra comprar: Bulldog 4×5 Kit ou pra saber mais: Fotos e dicas de René, do flickr.

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 22/11/2012 em 6:35 pm

    É mais barato comprar uma Graflex, seja ela uma Crown ou uma Speed Graphic. Ou mesmo contruir a sua própria.

    Aqui a que construi: http://home.online.no/~gjon/alves.htm

    Responder

  • 22/11/2012 em 12:03 pm

    Eu to pensando em fazer na raça também.

    A ideia é usar o trillho de um bellows da minolta daqueles pra cópiar slide, sabe? A minha maior dificuldade é a parte de trás, com o despolido e o esquema pra encaixar o filme. Nunca vi uma grande formato. Nem faço ideia como essa parte funciona, rsrsrs…

    Responder

  • gustavomahoney
    22/11/2012 em 10:33 am

    olha, pensando bem… me interessei é em fazer uma grande formato na `raça`… estudar o projeto, e tal, montar um design, mas por não ser bom o suficiente, pedir pra alguem executar, claro…

    será que é muito dificil? alguem experiente, da uma idéia nisso!!!!

    Responder

  • 21/11/2012 em 12:30 pm

    200 libras! Com certeza é a pinhole mais cara do mundo :D Construir sua própria câmera já deve ser muito legal, mas construir uma grande formato deve ser incrível!

    Responder

Deixa aí seu comentário!