21comentários

Depoimento: guardando câmeras em casa sem gastar muito

por em 30/11/2012
 

É sempre legal mostrar a experiência dos outros aqui no QF. E, outro dia, o José Eduardo de Andrade mandou um email mostrando como ele guarda as câmeras dele. Fala rapaz!

Eu andei olhando alguns posts passados do queimandofilme, e encontrei um sobre a questão de armazenamento dos equipamentos e filmes, e como eu sei que essa é uma questão que sempre permeia a cabeça das pessoas, achei que poderia mostrar a forma como eu guardo os meus equipamentos (tanto os analógicos quanto os digitais), afinal, já dizia um velho ditado que uma imagem vale mais que mil palavras…

O método é bem básico e barato, mas funciona muito bem. Simplesmente eu uso uma caixa organizadora de plástico transparente (p/ entrar luz), com um potinho de antimofo dentro. A caixa é da Sanremo e o antimofo é da marca Secar, sem cheiro. Eu não guardo minhas câmeras com alças, para evitar contaminação de suor e partículas que os microorganismos adorariam. Minhas alças têm um clip para eu colocar e retirar da câmera facilmente, apesar que eu dificilmente uso alças, então quase não fazem falta mesmo.

Sujeira, mofo e fungos nas câmeras e lentes é foda (com o perdão do termo, rsrs…), e o pior é que isso acontece porque pouca gente tem noção de como guardar de forma apropriada. Talvez por falta de vontade pesquisar, ou por falta de material disponível, ou talvez ambas as coisas, enfim… Uma coisa é certa, eu gostaria muito que os vendedores das minhas câmeras tivessem tido o mesmo cuidado que eu tenho hoje com elas, isso teria me poupado muita grana com revisões e limpeza.

Se mais pessoas guardarem os equipamentos de forma apropriada, eles irão se conservar melhor, e pode ser que algum dia eu compre algum de uma pessoa que cuidava bem (o que não tem acontecido até agora…), enfim, todo mundo ganha…

Coincidência ou não, eu guardo minhas câmeras mais ou menos assim também, e recomendo.

 

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Alvaro
    14/08/2015 em 9:50 pm

    O post é antigo, mas aí vai minha contribuição: aconteceu exatamente isso comigo. Tinha quase R$10.000 em lentes e câmeras em um caixa como esta e o líquido vazou. No azar, a sorte: como o equipamento estava apoiado em uma espuma antiruído, não houve contato com o líquido. E olha que o antimofo tinha 1 ou 2 meses, nunca tinha visto isto acontecer antes. Desde então, deixo o antimofo em uma caixa de sorvete (aberta) dentro da caixa do equipamento. Sds

    Responder

  • 26/12/2013 em 3:03 pm

    Olá Amigos. Isso aconteceu comigo e gostaria de compartilhar com vocês sobre o grande perigo no uso deste tipo de antimofo guardado junto com a câmera fotográfica. Este produto, com o tempo, o produto ativo – cloreto de cálcio – torna-se um líquido e a química é altamente corrosiva derrete o recipiente se deixada por muito tempo. Você pode imaginar o que aconteceu com a câmera, né? O barato saiu caríssimo, meus caros!
    Recomendo o uso da sílica de “saquinho”, que são quartzos cristalizados e não existe perigo de acontecer isso.
    Espero ter contribuído. Forte abraços a todos.

    Responder

  • Itauri
    23/05/2013 em 5:29 pm

    Também guardo as minhas assim, é muito prático e eficiente.

    Responder

  • Alvaro
    27/04/2013 em 7:07 pm

    Qual é mais eficiente? Mofim (elétrico), dessecante ou sílica? Pergunto por causa do furo que deve haver para o fio.
    Recentemente montei uma com o dessecante, mas a faxinheira aqui de casa conseguiu derrama-lo (já estava com um pouco de líquido, mas ainda funcionando… Quase matei!

    Responder

  • Andrea Teixeira
    09/12/2012 em 12:25 pm

    Eu guardo as minhas na caixa plástica e coloco pastilhas de silica gel. Só não retiro as alças porque dá um trabalho louco pra colocar de novo.

    Responder

  • Larice Barbosa
    30/11/2012 em 5:35 pm

    Li em algum fórum que é bom também manter um buraco ou algo assim para não manter o equipamento sem ventilação nenhuma. ACHO que a entrada de luz é pra ajudar a não criar fungos, pois estes não gostam de iluminação… Outra dica boa é não guardar lentes com fungos junto de outras, elas podem (e vão!) passar os fungos para as intáctas. Eu guardo uma minha que sei que possui alguns, num lugar separado. ;)

    Responder

    • 01/12/2012 em 12:05 pm

      Não posso falar pelo José Eduardo, mas de fato a entrada de luz auxilia na prevenção de fungos…

      Responder

    • Eduardo Andrade
      01/12/2012 em 9:57 pm

      Larice, eu acho que não é necessário fazer um buraco na caixa não… Afinal, cada vez que a gente abre a caixa p/ pegar alguma câmera, entra ar novo dentro dela. Bom, pelo menos na minha sim, porque eu uso alguma das minhas câmeras diariamente, antes de sair de casa já coloco alguma delas na bolsa, e à noite, quando chego, já devolvo na caixa p/ no outro dia pegar outra, e assim vai…

      Responder

    • 06/02/2013 em 1:13 pm

      Se fizer um buraco, acaba com a eficiente do elimina mofo, pois vai ter ar úmido entrando o tempo todo.

      Responder

  • 30/11/2012 em 3:40 pm

    muito bom cara, agora queria saber desse antimofo, qual o tipo, onde encontrar? valeu

    Responder

  • Debora
    30/11/2012 em 2:37 pm

    Tbm não entendi o porque de a caixa ser transparente pra entrar luz. Em que isso influencia? :D

    Responder

  • claudia
    30/11/2012 em 2:27 pm

    eu uso uma caixa parecida e silica. tambem funciona bem. gostei da lembrança das alças, vou retirar as minhas!

    Responder

  • 30/11/2012 em 1:30 pm

    Coincidencia ou não tbm guardo assim.

    No problems!
    :)

    Responder

  • Vanclécio
    30/11/2012 em 12:15 pm

    que massa, vou organizar as minhas assim tb!

    Responder

  • Andrea Xavier
    30/11/2012 em 12:11 pm

    Gostei da técnica. Vou usar. O que não entendi é porque a caixa tem que ser transparente pra entrar luz… bom, acho que vou guardar os filmes já revelados/digitalizados desta maneira também. E via a criatividade!

    Responder

    • 17/12/2012 em 6:30 am

      Andrea, os fungos se propagam com maior facilidade em ambientes úmidos e escuros… por isso o anti-mofo, para retirar a umidade, e a transparência da caixa, p permitir entrada de luz ;) também guardo os meus assim e com bolsas lowepro, só ando com medo desses anti-mofos por eu não abrir as caixas com frequência e acabar secando as engrenagens lubrificadas

      Responder

  • 30/11/2012 em 12:09 pm

    hmm, vou providenciar uma caixa dessas. rsrsr
    Tem necessidade de colocar Sílica junto? Ou só o antimofo faz o papel? Ou tem silica nele?

    Responder

Deixa aí seu comentário!