4comentários

Na Sua Bolsa #21: Alex Villegas

por em 01/12/2012
 

Hoje o Na Sua Bolsa é meio… diferente. O Alex Villegas, colaborador aqui do QF, e que fez um puta sucesso danado no FilmePalooza com suas palestras sobre grande formato, mostra como foi transportar aquela camerazinha discreta que ele levou pra lá ;-) Fala Alex!

Olá! Desta vez é um “Na Sua Bolsa” um pouco diferente – mereceria ser chamado de “No Seu Baú”. Tudo isso porque o meu grande barato são retratos, fotografia de moda e outras pirações fotográficas, quase sempre em estúdio, sempre em PB, e sempre em negativos bem grandes – no meu caso, de 4×5 polegadas.

Quem usa 4×5 na verdade só transporta a câmera na bolsa, inclusive ela fica desmontada – então não dá pra contar com ela para capturar um instante decisivo ali no meio da rua. Tudo tem que ser planejado com uma camerona dessas. Mas também não é necessário um carreto ou caminhão de mudanças para carregar o monstrinho, só um pouco de força física mesmo… pesa 9,5 kg a mochila, mais 3 kg do tripé. E nem tudo é sofrimento: as imagens compensam! Então aqui vai tudo o que eu soco em uma Lowepro FastPack 250:

  • Sinar F1, completamente desmontada, com um trilho curto e fole normal;
  • Duas lentes, uma Rodenstock Sironar 150mm e uma Schneider Super Angulon 90mm (os nomes das lentes de grande formato são ótimos), que de vez em quando é substituída por uma Rodenstock Sironar 300mm;
  • Cinco ou seis film holders previamente carregados, com duas chapas cada um – fazer doze fotos com uma 4×5 é esbanjação total, mas antes sobrar do que faltar;
  • Fotômetro Sekonic L-758, porque não tem como fotometrar com a câmera, e esses cliques dão trabalho demais pra desperdiçar com meu péssimo olho pra Sunny 16;
  • Lupa pra conferir o foco;
  • Pano preto pra conseguir enxergar alguma coisa atrás da câmera;
  • Cabo disparador;
  • Bolsa com um tripé imenso, mas até que levinho.

E, com um pouco de esforço, ainda cabe mais uma barrinha de cereal na bolsa! Não é maravilhoso?

Abraço!

Curtiu? Quer saber mais sobre grande formato? Leia os (outros) posts do Alex!

E se quiser participar do Na Sua Bolsa, é só mandar sua foto e um texto! Mole assim… :-)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • gustavomahoney
    04/12/2012 em 9:15 am

    isso é que é uma senhora mala! hehehehehehe…. ainda sinto a mesma vontade por ter uma grande formato, desde o filmepallooza…

    Responder

  • Andrea Xavier
    02/12/2012 em 8:23 am

    12kg no total (claro que sei que não é algo que se leva pra lá e pra cá todo dia)? Parece que carregar peso é a minha sina… mochila pesada pra estudar, mochila pesada pra trabalhar, mochila pesada pra fotografar. Mesmo assim não me desanimei de ter uma grande formato futuramente. Alex Villegas vc está de parabéns.

    Responder

    • 02/12/2012 em 12:09 pm

      Acho demais essa parada de médio formato! melhor na sua bolsa até agora!

      Responder

    • Alex Villegas
      02/12/2012 em 7:15 pm

      Eu tenho a nítida impressão de que fui uma tartaruga na encarnação passada… nunca consegui me livrar de bolsas e mochilas, e todas minhas profissões envolveram carregar peso. Paciência :P

      Responder

Deixa aí seu comentário!