21comentários

Veja o que uma lente 50mm f/1 (sim, abertura um ponto zero) faz por você

por em 17/12/2012
 

Já imaginou fazer uma foto assim sem luz extra, e sem um ISO absurdamente alto? ;-)

É isso mesmo. Não é f./1.8, nem 1.4… nem 1.2. f/1, tipo…. com uma abertura que eu, pelo menos, só tinha visto antes em livros de teoria da fotografia, com aquela escala de abertura das lentes, que começa em 1, depois vai pra 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6… e por aí vai.

Véi, na boa. uma 50mm Canon f/1. Isso deve fazer até cafuné pra você dormir, né? Ainda mais pelo preço que ele pagou: três mil dólares. E ainda pechinchou pra chegar nesse valor!

Essa lente, pra quem não sabe, foi fabricada pela Canon por um curto período de tempo, mas era tão cara, e tão específica, que saiu do mercado por falta de interessados. Acabou virando um fetiche pra muita gente, e hoje chega nesses valores loucos.

Mas, enfim. O tal do Bryan comprou, e saiu fotografando pra ver o que ela fazia de tão legal na prática, já que na teoria, o fato dela ter um ponto de luz a mais do que uma f/1.4 e uma profundidade de campo absurdamente rasa, já nos faz ficar imaginando coisas.

Ele confirmou o que esperava, e descobriu mais uma coisa bem legal (que talvez tenha ajudado à lente a sair do mercado, já que os profissionais não costumam gostar muito disso): a Canon 50mm f/1 apresenta uma capacidade incrível de gerar flares (aqueles círculos de luz que aparecem quando tem luz batendo na lente)!

Fora isso, ele ainda descobriu que, pra uma lente f/1, um simples flash de iPhone pode ser uma fonte de luz pra uma foto super bem iluminada… e, é claro, se esbaldou aproveitando a ridiculamente rasa profundidade de campo, fotografando os amigos com o foco em olhos e pontas de nariz, enquanto o resto de seus rostos ficava fora de foco.

Dá uma olhada na galeria abaixo! Todas as fotos são de Bryan Soderling, e você pode ver outras tantsas mais, além dessas que publiquei, no site dele.

OBS: Sim, as fotos desse post são todas digitais… mas… who cares?! É uma lente f/1! :-D

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!