3comentários

Não jogue fora suas fotos estragadas antes de ler isso!

por em 21/12/2012
 

Olha QUE LEGAL o que o pessoal do Operation Photo Rescue vêm divulgando, principalmente depois da tempestade Sandy nos Estados Unidos. É um folheto (em versões impressa e digital) que ajudam os entristecidos que se deparam com fotos aparentemente estragadas a (pelo menos tentar) salvar elas.

Abaixo publico o folheto na integra, e abaixo dele a tradução do texto, pros que não falam “ingrêis”:

Leia abaixo a tradução do texto acima

Agora vamos à versão dublada:

Salvamento de Fotos Danificadas por Inundações

É possível restaurar muitas das fotos danificadas por inundações. Mas antes elas têm que ter sido devidamente secas e armazenadas. Siga as dicas abaixo pra aumentar as chances de preservar as suas fotos.

1) Separe as fotos:
Com cuidado e atenção, separe as fotos da lama e da água suja. Remova fotos de álbuns encharcados,e separe todas que estiverem coladas umas nas outras, tomando cuidado pra não tocar a emulsão molhada da superfície da foto. Remova as fotos de sacos plásticos o quanto antes.

2) Seque as fotos:
Se você tiver tempo e espaço, imediatamente comece a colocar as fotos com as imagens viradas pra cima em uma superfície coberta com papel absorvente, como papel-toalha. Não use jornais ou papel-toalha com desenhos impressos, pois os desenhos/imagens podem acabar sendo transferidas pras suas fotos molhadas. Troque o papel toalha  a cad uma ou duas horas até que as fotos sequem. Tente secar suas fotos dentro de casa, já que o sol e o vento vão fazer com que as fotos se curvem mais rapidamente.

3) Molhe pra retirar os residuos:
Quando a foto estiver seca, você pode começar a limpa-la testando um dos cantos com um lenço de papel molhado pra ver se a emulsão está estável o bastante pra que você possa molhar novamente a foto. Se a foto estiver estável,  você pode remover a lama e areia molhando a gentilmente a foto nos dois lados em um balde ou uma pia com água limpa e fria. Não esfregue as fotos e certifique-se de trocar a água com frequência.

4) Armazene as fotos:
Se você não tiver como secar suas fotos imediatamente, molhe elas pra remover a lama e os resíduos, empilhe cuidadosamente as fotos com folhas de papel encerado e sele todas em uma sacola de plástico tipo Ziploc. Se possível, congele as fotos pra interromper o processo de degradação. Dessa forma as fotos poderão ser descongeladas e separadas com um secador de cabelo posteriormente, quando você tiver tempo para fazê-lo.

Mais dicas para cuidar de fotos danificadas:

  • Tente resgatar as fotos inundadas em até dois dias ou elas começarão a mofar ou a grudar umas nas outras, tornando o salvamento muito mais difícil.

  • Comece pelas fotografias das quais não existem mais negativos, ou que os negativos estejam igualmente danificados.

  • Fotos em molduras devem ser resgatadas enquanto ainda estão encharcadas, ou a superfície da foto vai grudar no vidro enquanto seca, e você não vai conseguir separa-los sem danificar a emulsão da foto. Pra remover uma foto molhada de uma moldura, deixe a foto e o vidro juntos. Segurando ambos, banhe-os em água corrente limpa, usando o jato da água para separar gentilmente a foto do vidro.

  • Algumas fotos históricas são muito sensíveis à água e podem não ser recuperadas. Fotografias mais antigas também não devem ser congeladas sem antes consultar um profissional da área de conservação. Você pode ainda querer enviar fotos danificadas para um profissional restaurador depois de seca-las.

Legal, né? A gente pode não precisar dessas informações hoje, mas… vai que… né? ;-)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Alberto
    25/03/2016 em 12:52 pm

    Excelente! Estou tentando recuperar fotos que ficaram meio “gosmentas” dentro do álbum em virtude da umidade. Obrigada!

    Responder

  • Silvia Silva
    03/09/2014 em 3:58 pm

    MUITO OBRIGADA, você salvou todas as minhas fotos de infância. Meu album de criança e quase todas as fotos mais antigas ficaram molhadas em uma enchente recentemente. Instintivamente separei uma das outras e sequei direito. agora vou tentar limpar os traços de lama que ficaram…. Se der certo aviso. Valeu muito.

    Responder

  • 21/12/2012 em 1:44 pm

    Muito bacana estas dicas. O tipo de coisa que só quem precisa sabe o valor!
    Massa tu traduzir isso André!

    Responder

Deixa aí seu comentário!