1comentário

Conhecendo melhor a primeira fotografia da história

por em 30/12/2012
 

Todo mundo já deve ter ouvido falar da primeira fotografia da história, feita por Niepce. Mas eu, pelo menos, nunca tinha visto ela “ao vivo”, como nesse video. Ver a imagem gerada na fotografia é mole. Tem em todo o lugar. Mas ver a chapa de metal onde ela foi feita, e como ela está hoje em dia, e como é armazenada, achei muito legal.

O video é do The Getty Conservation Institute. Eles são OS CARAS quando se fala em preservação de fotografias antigas. A foto de Niepce não fica com eles, mas eles pegaram emprestado do Harry Ransom Institute pra poder dar uma olhada em como a foto foi feita de fato (quimicos usados, etc…).

O video tem uns quatro minutos e meio, e é bem legal ver os caras descobrindo “do que” a foto é feita. Com essa informação, preservadores de fotos do mundo inteiro vão conseguir cuidar e restaurar melhor fotos (bem) antigas. Isso porque, como a gente viu aqui, desde que a fotografia foi inventada, trocentos processos já foram usados.

Captura de Tela 2012-12-22 às 08.49.17

P.S: Como o video deles não fica nem no YouTube nem no Vimeo, não tive como colocar o video de fato aqui na pagina. Portanto, ao clicar aí embaixo você vai pra página do Getty Institute onde o video está.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!