23comentários

Faz aí um desejo pra 2013… ;-)

por em 01/01/2013
 

Foto acima: Por Samia Rafaella

A exatamente um ano atrás, em primeiro de janeiro de 2012, convidei os leitores a fazerem desejos pra 2012 relacionados a o que gostariam de ver no Queimando Filme durante o ano. Agora tá na hora de ver quais desejos foram realizados, quais não foram e, a parte mais legal, fazer os desejos pra 2013! \o/ :-D

Vamos lá ver os desejos de 2012…

O Daniel pediu pra falarmos de tripés. Eu disse que ia colocar  na lista de pautas e… lá ficou, na lista de pautas. Foi mal, Daniel. Vamos ver se em 2013 sai alguma coisa sobre tripés. É que, como não sou fã deles, não tenho muito o que falar… :-P

A Marina pediu pra falarmos de técnicas de revelação e ampliação. Bom, desse assunto até que temos falado bastante, né? Não chegamos a ter posts de técnicas específicas, tipo virada sépia ou revelação com café (caffenol), mas até que fomos bem. Temos até uma categoria no site só pra isso! :-D

A Bianca Carvalho pediu pra falarmos de Light Painting. Rolou! Tivemos dois posts sobre o assunto ;-)

O Dacarpe pediu pra falarmos de tipos de filme. Nesse sentido falamos de alguns formatos, mas falar de marcas/tipos e suas características e de fotógrafos ilustres. De fotógrafos passamos a falar, de várias formas e jeitos. Já de filmes falamos pouco mesmo… vamos ver se em 2013 melhora.

A Gabi sugeriu algo do tipo “Flickr da Semana”. Durante muito tempo tivemos entrevistas aos sábados, com o “Contando Até 10”, mas apesar do pedido da Gabi, a galera não curtia muito (o número de acessos era baixíssimo). Então paramos de fazer… #mimimi…

A Julia pediu que o céu e a terra mudassem de posição, e que a gente ajudasse ela a entender porque as fotos dela não saíram. O segundo desejo conseguimos realizar. Mas o primeiro… fica pra próxima ;-)

Untitled

Por Cris Miranda

O André Auke sugeriu uma matéria sobre rangefinders. Tivemos umas tantas… :-D

O Marcelo pediu posts sobre revelação, ampliação e digitalização, e sobre esses assuntos falamos bastante, ganhando inclusive um novo colaborador especializado em digitalizações.

O Marinho pediu dicas de labs em SP. Essa foi fácil, já que já tinhamos a página de endereços de labs em todo o país \o/

O Samuel Paz pediu pra fazermos reviews de filmes. Até que fizemos poucos além dos que já tinhamos… mas o Samuel, por outro lado, passou pro lado de cá e agora é um grande colaborador do QF :-D

Ufa! Chega de passado, né? Agora que tal falarmos dos desejos pra 2013? Coloca aí nos comentários o que você quer ver no QF em 2013! Não posso prometer que seu desejo vai ser realizado, mas… vai que rola, né? :-D

Feliz 2013 pra todos!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Eduardo Souza
    22/01/2013 em 4:13 pm

    Olá!
    Meio atrasado mas quem saiba ainda vale, que tal o lançamento de desafios?
    Provavelmente deve dar muito trabalho uma versão semanal, mas e uma mensal?
    Lança uns dois ou três desafios/temas a serem fotografados durante o mês…
    Aí a forma de divulgação tem que ver o que fica melhor, “eleger” algumas ou criar um grupo no flickr.

    Abraços!!

    Responder

  • 09/01/2013 em 1:34 pm

    Oi André, tudo bem? Feliz Ano Novo!

    Já que você comentou no post, fiquei bem interessada sobre revelação com café (caffenol). Seria possível uma matéria sobre?
    E também vi na revista Photo que você fez um workshop. Gostaria de participar de um, também com foto analógica. Tem como colocar uma matéria sobre workshop nessa área? Quem faz, como participar, onde, etc…

    Obrigada ^^.

    E logo envio um email para tentar participar “Na Sua Bolsa” xD.

    Responder

    • 09/01/2013 em 6:10 pm

      Oi Ágatha!

      Olha, ainda tenho que pesquisar sobre caffenol pra entender melhor. Mas tem muita coisa na internet sobre isso, ainda mais se você souber ler em inglês… é bem fácil de achar no Google.

      Sobre os workshops, tem uma sessão sobre eles no menu do site ;-) Mas atualmente só tenho um agendado, de Lomo, em SP. Em abril terei um de dois dias (que é o que costumo dar) também em SP… se quiser mais detalhes fique a vontade pra me mandar um email, ok?

      Responder

  • Diego Frankley
    08/01/2013 em 9:00 am

    Bem, de tanto procurar, lembrei dessa postagem e eu vi a luz: Gostaria de ver alguma postagem sobre Câmeras boas, de preços acessíveis, e algumas dicas para quando for comprar alguma câmera em uma feirinha ou na internet. além disso, também queria uma postagem sobre processos simples de manutenção e revisão das câmeras, uma vez que, assim como na minha cidade, muitos não tem acesso a um profissional da área, infelizmente. grato!

    Responder

    • 08/01/2013 em 9:41 am

      Opa Diego! Vamos por partes:

      – Câmeras boas e acessíveis vai depender do que você quer fazer, e do quanto de grana dispõe. “Bom” e “acessível” são variáveis que dependem de cada um… mas se quiser dizer o que você procura, e quanto quer gastar, posso tentar ajudar.

      – Dicas pra compras em feirinhas… realmente uma ótima pauta! Vai pra lista de posts! :-D

      – Revisão e manutenção de câmeras: temos alguns posts sobre como guardar e limpar câmeras. Manutenção “de verdade” nem me arrisco. Recomendo mesmo é enviar pra revisão – mesmo que pelo correio – pra um técnico de confiança. Na página abaixo tem uma lista de técnicos recomendados.

      http://www.queimandofilme.com/links/onde-consertar/

      Abs!

      Responder

      • Diego Frankley
        08/01/2013 em 4:38 pm

        Bem, então como grana disponível, pelo menos para mim, é sempre o ponto fraco (rsrs), digamos que o preço acessível seria até R$150,00. =D

        Ansioso pelo post com as dicas ;)

        Valeu!

        Responder

        • 08/01/2013 em 10:56 pm

          Mas o que você tá procurando? Uma SLR? Uma rangefinder? Uma compacta?

          E sobre as dicas de compras… semana que vem teremos três posts sobre o assunto! Culpa sua! :-D

          Responder

          • Diego Frankley
            08/01/2013 em 11:59 pm

            Pra ser sincero, estou mesmo em busca de uma rangefinder, mas as que encontro no mercado livre estão fora do meu orçamento. =/
            Mas como meu foco não é só o uso, mas também a coleção, qualquer tipo serviria.

            E realmente estou ansioso pelos posts, e agora sabendo que serão três… Com certeza irá me ajudar muito, não só a mim, mas também a muitos loucos por fotografia analógica ;)

            Responder

            • 10/01/2013 em 3:04 pm

              Rangefinder você achar por até 150 reais sim. Minhas Olympus 35 SP foram compradas por 100 reais cada. O lance é ir todo fim de semana nas feirinhas até achar uma legal…

              Responder

  • 02/01/2013 em 3:17 pm

    Que tal posts falando sobre diferentes lentes e quais são adequadas para quais situações, como uma especie de tutorial mesmo. Tenho muita dificuldade em saber que lente é a proxima a ser comprada, ou qual me atrai mais, sem saber o que cada uma oferece.

    Abs!

    Responder

  • Walter Correia
    02/01/2013 em 11:15 am

    Que tal incluirmos na lista de desejos de 2013 artigos sobre “análise fotográfica”

    Responder

  • 01/01/2013 em 12:37 pm

    Poderia ter um post explicando sobre os diversos tipos de mounts/baionetas existentes. Pra saber em quais câmeras (ou pelo menos as marcas) eu posso colocar uma lente M42 FD, M, etc.
    Falar um pouco sobre tripé é realmente muito interessante.
    Mais podcasts.
    Mais posts com indicações de livros.

    Se eu lembrar de mais alguma coisa, eu posto aqui :D

    Responder

  • Andrea Xavier
    01/01/2013 em 12:34 pm

    Eu desejo que as pessoas deixem de ser tímidas e mostrem o que tem ‘Na Sua Bolsa’! =D

    Responder

  • Chico Gomes
    01/01/2013 em 12:20 pm

    Parceiro André, que 2013 seja de muita paz, saúde, luz e sucesso para vc e família. Queria que em 2013 vc podesse postar matérias que falasse sobre a fotografia contemporânea e sua inserção no mercado de arte. Grande abraço.

    Responder

  • 01/01/2013 em 12:13 pm

    Nhaa, eu gostaria de materias sobre lomografia.
    Mostrando as cameras diferentonas, por exemplo. Poderia rolar uma parceria com a Lari, do Lomogracinha, e ter rewiew de cameras da Lomography, sei lah (:

    Responder

    • 02/01/2013 em 9:37 am

      Oi Danielle, tudo bem?

      Olha, eu também sou fã da Lari e das Lomogracinhas, mas como o QF é mais sobre “fotografia analógica” do que apenas sobre lomografia (que é apenas uma das formas de se fotografar com filme), você realmente vai ver menos posts sobre lomo aqui do que vê lá. Já falando especificamente sobre reviews de câmeras, isso sim pode até rolar. Eu, por exemplo, estou fazendo um sobre a Belair, que deve sair nas próximas semanas ;-)

      Abs!

      Responder

Deixa aí seu comentário!