7comentários

Esclarecendo confusões sobre “o tamanho da foto” – Parte 1

por em 03/01/2013
 

Foto acima: Por Paula Pedrosa

É muito comum a galera que tá começando a fotografar com filme se perder na hora de falar, ou de entender, sobre “o tamanho que a foto vai ficar depois de pronta”. Hoje vamos tentar esclarecer um pouco essa dúvida, que nem é tão complicada assim, você vai ver.

Pra começar, o erro tá na pergunta, na forma de perguntar. Isso porque a pergunta “qual o tamanho que a foto vai ficar depois de pronta?” Não quer dizer muita coisa porque o “depois de pronta” pode significar uma penca de coisas. Isso porque quando falamos de “tamanho”, podemos estar falando do negativo, de uma foto impressa, de uma versão digital (e aí podemos estar falando de tamanho em megabytes, em megapixels ou em altura e largura…), e por aí vai.

Logo, você, pra fazer essa pergunta pra si mesmo ou pros outros, tem que entender o que você entende por “depois de pronta”. Você vai considerar ela “pronta” quando fizer uma cópia em 10×15 no laboratório e colocar no porta-retrato? Ou quando colocar uma cópia digital no Facebook? Ou quando mandar pra sua mãe por email, e daí quer saber se ela não vai ficar pequena demais pra não dar pra ver nada, ou grande demais pra não caber no email? Ou você quer fazer uma cópia impressa bem grande, e quer saber se a foto pode ser ampliada até esse tamanho?

Val

Por Éden Barbosa

Percebeu como é diferente? Pra cada pessoa, esse “tamanho” varia, porque cada um “finaliza” (usando aqui um termo mais profissional), ou seja, chega no final do processo, de uma forma.

Portanto, #ficadica: formule melhor a pergunta da próxima vez em que esa dúvida surgir, e com certeza a resposta vai aparecer com mais facilidade, quer ver? Alguns exemplos: ao invés de perguntar “qual o tamanho que a foto vai ficar depois de pronta?”, pergunte:

“Qual o tamanho que a foto vai ter depois de impressa?”

“Qual o tamanho que a foto vai ter depois de scaneada?”

“Qual o tamanho que a foto vai ter depois do negativo ser revelado?”

É claro que, pra cada uma dessas perguntas, existem respostas diferentes, e todas as respostas começam com “depende”: depende do tamanho que você quer imprimir, depende do tipo de negativo que você usou, depende da configuração do seu scanner… mas pelo menos dessa forma fica mais fácil de chegar a uma resposta, porque você vai saber onde/como pesquisar/perguntar sobre o assunto.

Mas a coisa não para por aí, eu sei. Existem outras dúvidas relacionadas principalmente aos “tamanhos padrão” de fotos. Sobre isso vamos falar amanhã no próximo post dessa série, porque é ooooutra história.

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 18/07/2014 em 2:07 pm

    Muito esclarecedora essa série. Eu fotografo faz um tempo, mas sempre agi de acordo com a intuição na hora da “finalização”, por isso acho que pequei algumas vezes na parte técnica. Além do mais, eu tinha essa mesma dúvida da Olympus Pen EES-2, acho que seria legal acrescentar no review dela que tem aqui no site algumas dicas sobre ampliações de halframe, pois essa é talvez a grande questão que fica na cabeça de quem quer se aventurar coma Pen.

    Responder

  • William de Paula
    25/07/2013 em 2:34 pm

    André, parabéns por mais um ótimo e esclarecedor material.
    Comecei com fotografia analógica há menos de um mês e estou com algumas dúvidas que não encontrei respostas.
    Em breve levarei para revelar um filme que usei em uma Olympus EES-2. E por ela ser half-frame, tenho dúvidas quanto a revelação:

    1. Qual a melhor opção de tamanho de impressão/revelação das fotos? 5×7?
    2. E se eu quiser pedir para revelar as fotos em 10×15? Altera algo na foto?(distorcer/borrar)
    3. Preciso pedir para o estabelecimento revelar as fotos individualmente? (Porque vi muitas fotos reveladas juntas, duas fotos em cada revelação feita em 10×15)

    Muito obrigado pela atenção e espero ter sido claro com as dúvidas, rs.

    Responder

    • 25/07/2013 em 3:13 pm

      Opa William!

      Você pode imprimir em 10×15 sim. Elas vão ficar um pouco mais granuladas do que ficariam se você estivesse fotografando com uma câmera de quadro inteiro.

      Sobre pedir ou não pra imprimir individualmente, é melhor pedir sim, ok? :-)

      Responder

  • Marcelo
    07/05/2013 em 10:55 am

    Preciso de ajuda para entender qual é o tamanho em CM de um imagem de 424X283? por exemplo.

    Grato

    Responder

Deixa aí seu comentário!