27comentários

Qual filme posso usar na minha Polaroid, e onde comprar?

por em 07/01/2013
 

Essa pergunta pode parecer banal pra quem já fotografa com uma Polaroid, mas tenho recebido cada vez mais perguntas como essas. Por isso, vai aqui um post curto e grosso que resolve, em dois parágrafos, e apenas alguns segundos, essas dúvidas que assustam os entusiastas iniciantes no mundo Pola.

1) Qual filme posso usar na minha Polaroid?
Essa a própria câmera te responde. As Polaroids têm na própria câmera essa informação! ;-) Ë só abrir a tampa onde se coloca o filme e olhar, logo acima do espaço onde entra o filme, o adesivo do fabricante que informa o tipo de filme (geralmente SX-70, 600 ou Image/Spectra). E como se abre essa tampa onde entra o cartucho do filme? Através de um botão/alavanca na lateral da câmera. É só procurar.

Aí embaixo você vê duas imagens de câmeras com a tampa aberta e o adesivo visível:

2) Onde encontrar?
Bom. A primeira coisa é entender que a Polaroid não fabrica mais esses filmes desde 2008. Então você pode até encontrar filmes vencidos da Polaroid no eBay, mas o mais tranquilo é comprar os filmes de quem está fabricando eles hoje, a Impossible Project (se você não conhece eles ainda, recomendo dar uma lida aqui, aqui e aqui, só pra começar ;-)

3) Eles têm os mesmos nomes dos da Polaroid?
Não… ou quase. Segue abaixo uma tabela de compatibilidade:

  • Antigo Polaroid SX-70 -> Impossible PX 70 e PX 100
  • Antigo Polaroid 600 -> Impossible PX 600 e PX 680
  • Antigo Image/Spectra -> Impossible PZ 600 e PZ 680

Captura de Tela 2013-01-04 às 08.52.01Cada uma dessas linhas de filmes possui diferentes versões, já que a Impossible está constantemente experimentando novos filmes (se não sabia disso, leia isso aqui e isso aqui também antes de comprar QUALQUER filme deles).

4) Aonde posso comprar?
Você pode comprar os filmes da Impossible nos seguintes lugares:

  • Na Toycamera.com.br, que é, até onde sei, o único revendedor autorizado no Brasil (havia também o Fotoclube f/508, de Brasilia, mas parece que eles pararam de vender);
  • No Mercado Livre, apesar de nunca dar pra ter certeza da procedência, e custar mais caro do que na Toycamera;
  • No próprio site da Impossible, mas só vale à pena se você comprar dez ou mais. Menos do que isso, acaba custando mais caro do que comprar no Brasil;
  • ou no exterior, nas várias lojas e revendedores da Impossible em todo o mundo. É algo prático de se pedir pra um amigo ou parente trazer de fora, porque não é eletrônico (então não entra na cota de importação de 500 dólares) e é pequeno pra se transportar ;-)

4) Quê mais?
Agora que você já tirou essa dúvida que te atormentava desde… ontem, você já pode dar uma olhada com mais calma em tudo que já escrevemos sobre Polaroids, né? E não foi pouco! Tivemos até uma semana especial dedicada a essas belezinhas… porque não dá uma olhada no menu que temos só pra esse tema? É ali em cima, em “Antes de Fotografar / Polaroids e Coisas do Tipo”.

 




Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!