8comentários

A história do ultimo rolo de Kodachrome…

por em 05/02/2013
 

A gente já falou aqui sobre o cara – Steve McCurry, e sobre o filme – Kodachrome. Portanto, se você não leu esses dois posts, dê uma pausa e dá uma olhada neles. Só assim você vai curtir como se deve esse video de hoje ;-)

Captura de Tela 2013-01-28 às 14.57.20

Slides do último rolo de Kodachrome…

Trata-se de um video produzido pela National Geographic que mostra como foram feitas as famosas fotos com o último rolo de Kodachrome que Steve McCurry teve o prazer de clicar.

Mas o video é legal também pra conhecer mais sobre o filme, a importância dele na história da fotografia, e sobre o tio Steve, o usuário mais conhecido do Kodachrome.

Captura de Tela 2013-01-28 às 14.53.47

Exemplo de uma foto AMADORA feita com Kodachrome… olha essas cores!

Pelas fotos mostradas no video dá pra ver como suas cores eram ricas e realistas, de uma maneira que hoje são raras de se ver em qualquer lugar, e que se tornaram sinônimos visuais de uma estética vintage, anos 1960 e 1970. Também, pudera. Kodachrome era sinônimo de fotografia nessas décadas! Aliás, Kodachrome foi o preferido de fotógrafos amadores e profissionais por mais de 60 anos.

Mas, enfim, eu poderia passar horas aqui falando escrevendo sobre o filme, sobre o cara… mas vou calar minha boquinha pra você poder assistir o video em paz, e curtir todos os detalhes. Depois conta pra gente o que achou aí nos comentários, ok? ;-)

Have fun!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 25/02/2013 em 5:00 pm

    Nooossa… Eu sinto um banzo toda vez que vejo qualquer filme ou leio qualquer texto sobre Kodachrome… Que frustração não ter nunca fotografado com ele… Vejo pra vender ainda no ebay, mas não vejo vantagem em comprar e guardar como objeto sentimental ou revelar em PB. Só espero que algum dia aconteça um milagre e alguém consiga as patentes da Kodak. E que volte a revelação K-14 e todos os chomos tão legais que a Kodak descontinuou. Puxa, eu amo cromo, espero que a Fuji não pare de produzir também…

    Responder

  • 05/02/2013 em 8:54 pm

    Essa historia de ser ultimo filme kodachrome de Steve McCurry esta muito mau contada , no video ele usou no minimo 2 cameras analogicas , uma Nikon F100 e uma Nikon F6 se vocês prestarem atenção quando ele carrega o filme “nas cameras” ele abre uma Nikon F100 e fecha uma Nikon F6 , provavelmente ele deve ter usado varios rolos do kodachrome …

    Responder

  • Renat
    05/02/2013 em 8:08 pm

    Chorei. Trata-se não de uma evolução, mas de uma ditadura do capital. Não é rentável, não mais faremos. Nada contra o digital, mas vemos a morte de uma cultura, de um método que foi colocado de lado por puro marketing e não porque não dava resultados.
    Mas um dia alguém consegue essa patente!

    Responder

  • 05/02/2013 em 5:55 pm

    Comprar Kodachrome até que é fácil. Tem pack de 5, 10 até 30 no ebay, o problema é que não da pra revelar. Só se você revelar como PB (o que na minha opinião não tem graça nenhuma)

    Responder

  • 05/02/2013 em 2:01 pm

    quem me dera ter um rolo!!! se eu pudesse escolher dois filmes para queimar minhas últimas fotos um seria o Kodachrome e o outro o Aerochrome. :(

    #voltakodak

    Responder

  • João Pedro
    05/02/2013 em 12:13 pm

    morram de inveja eu ainda tenho uns 5 em casa hahaha.

    Responder

Deixa aí seu comentário!