25comentários

Cafenol: o melhor revelador é o que você tem com você

por em 07/02/2013
 

O pessoal tem perguntado muito sobre revelação com café e vitamina C. Como não entendo profundamente do assunto, procurei um post em um dos sites que acompanhamos pra traduzir postar aqui e tirar algumas dúvidas. Espero que ajude ;-) O post começa com Bellamy, o “dono” do Japan Camera Hunter, apresentando seu convidado, Dirk Essl, que é quem fala do Caffenol (acho que o Bellamy também não saca nada do processo, que nem eu :-D ) 

Fala Bellamy… e Dirk!

 

Dirk Essl compartilha conosco hoje sua paixão pela, e seus métodos para, revelação com café. Se você sempre quis entender como é que se faz isso, esse artigo vai te dar tudo que você precisa.

Olá leitores do JCH. Já que todos nós compartilhamos a paixão pelos filmes, e já que alguns de vocês revelam seus filmes em casa, vocês já devem ter ouvido falar de um fenômeno desse meio chamado cafenol. Mas o que é cafenol?

Cafenol é um revelador para filmes preto e branco feito com ingredientes caseiros que podem ser comprados em qualquer supermercado:

  • – Café instantâneo
  • Bicarbonato Carbonato de sódio (Barilha)
  • – Vitamina C

Eu acredito que esse seja o único revelador ambientalmente seguro e fácil de se ter acesso, e que rivaliza outros processos comerciais para filmes preto e branco.. E é muito barato também.

A origem do cafenol não é muito clara, mas diz-se que ele era usado (inventado?) durante a Segunda Guerra Mundial quando suprimentos fotográficos estavam em falta.Reinhold G. diz que ele pode ter sido reinventado na Turma de Fotografia Técnica de 1995 ministrada pelo Dr. Scott A. Williams no R.I.T.

Salt & Pepper

Eu caí no cafenol em 2009 e foi um momento marcante quando revelei meu primeiro filme na cozinha de casa usando um tanque de revelação Rondinax Daylight*. Como eu não tinha scanner, construí eu mesmo uma “copiadora” com cartolina, fita preta e uma lente 50mm com alguns anéis de macro. Minha primeira foto revelada com cafenol “scaneada” desse jeito ficou assim (imagem ao lado).

Cafenol é meu jeito de me disconectar do mundo digital sempre que preciso. Está sempre comigo. Quando vou fazer compras, procuro por café instantâneo e bicarbonato carbonato de sódio. Eu construí um um blog sobre cafenol e troco receitas, técnicas e fotos.

O cafenol acabou criando uma grande comunidade com pessoas incríveis que compartilham seu amor pelo filme e pelo café. Se você está relevando filmes em casa, você com certeza deveria tentar o cafenol. Praticamente todos os filmes funcionam com cafenol, inclusive filmes negativos coloridos C-41 e cromos E-6 (mas eles vão ser revelados como preto e branco, é claro).

Pro seu primeiro teste, medidas de colher de chá devem funcionar bem. Mas se você quiser levar a coisa mais a sério, compre uma pequena balança digital de cozinha.

Do que mais você vai precisar? Da receita! Você pode se quiser experimentar minha receita particular, que chamo de Caffenol-Delta. Ela faz 350ml de revelador:

  • Eu misturo o café e o bicarbonato carbonato separadamente, já que isso facilita ver se o bicarbonato carbonato se dissolveu completamente.
  • 150ml de água, com 6 colheres de chá de café instantâneo (15 gramas)
  • 200ml de água, com 4 colheres de chá de bicarbonato carbonato de sódio (8 gramas)
  • Misture tudo, e adicione 1 colher de chá de vitamina C (7 gramas)

Outras receita que faz muito sucesso é a Caffenol-C-M do caffenol.blogspot.com:

Muitas pessoas vão dizer que não faz sentido fotografar com os melhores filmes em uma Leica com as melhores lentes e então revelar com café vagabundo misturado com vitamina C. Mas esse não é o caso. Eu fotografo com Agfa Copex Rapid em uma Leica M7 e revelo com cafenol. O resultado sempre me deixa de boca aberta.

Copex Rapid, Caffenol-C-H, 15min.

Eu larguei os reveladores tradicionais de vez. Só pra revelações de papel é que uso Rollei RPR. Mas quando o produto acaba, uso cafenol pra essas revelações também, sem pensar duas vezes.

E o cafenol deixa muito espaço pra experiências. E, como é um revelador que compensa muito, é excelente pra filmes vencidos ou expostos a muito tempo. E toda hora o pessoal aparece com novas receitas, trocando café por chá, vinho, coca-cola… e cafenol é bom até pra revelar Kodachrome (K40) e outros filmes de tipos raros!

Portanto, se o bichinho do cafenol te morder, eu sugiro que você dê uma boa lida em www.caffenol.org e caffenol.blogspot.com. Eu tenho também um grupo no acebook sobre cafenol, e você está convidado.

Obrigado pela leitura!

Seu barista de cafenol,

Dirk Essl

Obrigado pelo artigo, Dirk. Isso é algo que eu queria experimentar a muito tempo, e agora eu tenho todas as informações de que preciso.
Obrigado,
Japancamerahunter

Esse post é uma tradução autorizada do post “The best developer is the one you have with you” publicado originalmente no site Japan Camera Hunter

* Esse é apenas o nome do modelo do tanque que ele usou. Não é um modelo necessário para esse processo. É só o que ele tinha em casa.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!