4comentários

Tabelas, tabelas e mais tabelas de revelação de filme

por em 11/02/2013
 

Outro dia o leitor Filippo Ronca deu a dica de uma tabela da Ilford pra revelação de filmes que, teóricamente, seria pra laboratórios. Estávamos falando sobre puxada de filme, e sobre porque alguns labs não queriam puxar um filme em tantos pontos.

Achei legal a tabela da Ilford, mas resolvi, só por curiosidade, explorar mais esse mundo das tabelas de revelação. O resultado desse tour pelos tempos em que essa tabelas ficavam pregadas nas paredes dos labs pra consulta dos laboratoristas você vê aqui, na galeria abaixo (com meus comentários abaixo de cada tabela).

A utilidade dessas tabelas só existe pra quem revela, ou quer revelar filmes em casa, a não ser pela última, que dá uma noção de quanto um determinado fabricante recomenda você puxar, e a partir de quanto ele diz que vai dar ruim :-)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!