3comentários

Duo: uma TLR de montar que fotografa com filmes pra Polaroid

por em 19/02/2013
 

A uns meses atrás, o site PetaPixel publicou um post sobre um projeto pessoal de um cara (Kevin Kadooka) que tinha construido em casa uma câmera TLR de madeira que fotografava com filmes instantâneos pra Polaroid. Na época o site comentou que, se Kevin resolvesse fabricar e comercializar a câmera, ia se dar bem.

Pois bem, o camarada Kevin ouviu o conselho dos caras e partiu pra uma ação no Kickstarter (aquele ste onde você pede dinheiro pra viabilizar um projeto) e, como previsto pela turma do PetaPixel, conseguiu 150% do esperado pra colocar o projeto em movimento.

O projeto, chamado Duo, fabrica e vende, pros interessados em pagar US$200 mais ou menos, todas as peças necessárias pra se montar a câmera, com exceção do back onde vai o filme e da lente.

“Pô! Mas o cara manda a câmera com tudo menos o mais importante?!” Sim… e não. Primeiro que a lente e o back não são, nesse caso, mais importantes que o corpo, o fole, o espelho. As peças que ele envia foram criadas do zero – com base no projeto dele mesmo – pra que você possa acoplar backs e lentes (disponíveis no mercado de usados da fotografia profissional, é só procurar) a seu gosto. Pode, inclusive, acoplar backs de filme médio formato (o bom e velho filme 120).

Ou seja, você pode até comprar lentes e backs por aí. Mas o corpo de uma câmera como essa, só ele tem… :-) Além disso, essa não é uma toycamera de montar. Trata-se de uma câmera totalmente mecânica, que usa filmes profissionais e lentes de câmeras grande formato. Estamos falando de um projeto de gente grande. Sim, acessível a todos (que tiverem a grana necessária), mas que exige uma atenção e uma dedicação de quem realmente curte a coisa.

Abaixo você vê um álbum com fotos da câmera (ou das peças dela) e fotos feitas com a câmera.

Curtiu? então dá uma olhada em todos os detalhes lá no Kickstarter, e nas fotos que a câmera faz nesse álbum do Flickr!

 

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!