14comentários

Dicas pra hora de caçar câmeras antigas #04 – Comprando pela Internet

por em 22/02/2013
 

O André já falou sobre os principais pontos sobre como avaliar e comprar câmeras antigas. O Julio também já falou sobre os lugares onde a gente pode encontrá-las. Agora eu vou falar sobre tudo isso em um lugar só. A internet.

Com a ajuda de sites de leilão e a tradicional venda de garagem americanas, nós temos acesso a uma infinidade de máquinas fotográficas em excelente estado de conservação e ótimos preços sem precisar sair de casa.

Se aqui no Brasil as maquinas fotográficas eram artigo profissionais ou para poucas e abastadas pessoas, nos estados unidos e Europa elas eram itens comuns, e qualquer cidadão um pouco mais criterioso tinha acesso a equipamentos de alta qualidade, e como é de costume americano, a maioria desses equipamentos foi muito bem conservado e em muitos casos raramente usados.

O maior site de leilões virtuais do mundo (que eu conheço) é o ebay. Ele funciona como um leilão “analógico”, em um prazo determinado, o maior lance leva. Para comprar no ebay você precisa de alguns pré requisitos básicos. Eles são básicos mas não são essenciais, a gente sempre consegue dar um jeitinho, use a criatividade.

Por Pedro Mori

Por Pedro Mori

-Cartão de crédito: Esse é essencial, e precisa ser internacional. Se você não tem o seu pai deve ter, peça para usar e pague a ele, adiantado.

-Conta no Paypal: É a forma mais fácil e aceita de pagamentos no ebay. Se você fosse americano poderia pagar via deposito bancário, mas para dar segurança tanto a você quanto ao vendedor, o Paypal é a melhor solução. E funciona.

-Conta/pontuação no ebay: Ter uma conta no ebay é essencial (!!!) e quanto mais pontos positivos você tiver, mais chances você tem de conseguir efetuar uma compra; quanto menos pontos… você já deve imaginar.

– Se comunicar em inglês: Você vai comprar câmeras da Bulgária, da Espanha, de Portugal, mas vai se comunicar em inglês, até o site do ebay é em inglês. Nada que um bom tradutor do Google não resolva.

-Ser educado e prático: Pense como um americano, peça todas as informações que você precisa, mesmo se ela for óbvia, se certifique de que você tem certeza do que está comprando, sempre sorrindo e agradecendo.

-Ter paciência: Em média as encomendas vindas dos estados unidos chegam em 20 dias, mas podem demorar até 3 meses. Os correios brasileiros são bem burocráticos e as vezes perdem as encomendas, por isso você deve ficar de olho no numero de rastreio e se perceber que a câmera esta parada a muito tempo no mesmo lugar, você deve escrever para os correios pedindo esclarecimentos.

Neste tipo de compra se aplicam todas as dicas dadas pelo André, e exatamente como ele as deu, salvo algumas coisas, que eu explico já:

-“Você não tem como fugir de uma ou outra compra errada.” -no ebay é a mesma coisa, com a diferença que você não está vendo a câmera em suas mãos. Um ponto a nosso favor é que os vendedores americanos são, em sua maioria muito honestos e criteriosos na hora de descrever as câmeras, por isso procure um vendedor que entenda de câmeras. O que nos leva a próxima dica:

-“Nem todo vendedor é igual” – A maioria deles tenta descrever as coisas da melhor e mais sincera forma possível (os russos e região são um caso à parte. os anúncios são padronizados, as câmeras , nem tanto). Alguns deles não tem conhecimentos técnicos e outros tem muitos produtos para avaliar. Por isso é importante ter bom senso e avaliar bem as fotos antes de dar seu lance.

Por Pedro Mori

Por Pedro Mori

-“Não menospreze câmeras que você não conhece” – Se aqui no Brasil existem inúmeros modelos de câmera que você não conhece, imagina no mundo inteiro. Os vendedores europeus e japoneses sempre leiloam maquinas que você nunca vai ver por aqui.

-“Não se assuste com sujeira.” – Se você tem disponibilidade ($$$) e tempo, uma das formas de fazer bons negócios é comprando câmeras de pessoas que não vendem somente câmeras, e sim peças de antiguidades, talheres, estatuas, relógios. Normalmente essas pessoas pedem valores médios pelas câmeras sem saber de fato quanto cada equipamento vale. Nesses casos as maquinas são vendidas sem garantia de funcionamento e as vezes você pode comprar gato por lebre, mas em alguns casos é um risco que vale (muito) a pena.

– “Lentes são uma coisa complicadinha de explicar por texto como avaliar.” – Mais ainda pela internet. Por fotos conseguimos dizer se a objetiva está ruim, fungada ou riscada, mas não dá pra ter certeza que ela esteja perfeita. Mais uma vez podemos contar com a sinceridade da maioria dos vendedores, principalmente americanos.

Além de tudo isso que falamos ainda tem alguns pontos a se considerar :

-Evite fazer compras acima de 50 dólares: Parece pouco e realmente é, mas o Brasil tem uma taxa de importação no valor de 60% do total de remessas a cima de 50 dólares. E nesse calculo entra também o valor do envio. Deixa eu explicar: se você comprar uma câmera de 45 dólares e o frete custar outros 30, então esta remessa é passível de cobrança de taxa de importação, e será calculada sobre 75 doletas, mas por algum motivo especial, produtos até 50 dólares, sem o valor do frete, não costumam ser tarifados.

-Para câmeras acima de 50 dólares, compre apenas de usuários com boa pontuação: Eles são garantidos pelo ebay e você fica coberto caso sua câmera não chegue.

– Use sempre (para o frete) o USPS: Não sei por qual motivo mas os outros sistemas de entrega conhecidos (UPS e TNT) são sempre taxados. O USPS é taxado, mas nem sempre.

-Prepare-se para ser taxado: Por mais que não seja comum, prepare-se para ser tarifado, pois quando seu pacote chegar aos correios, você tem um tempo máximo para reclamá-los, pagando em dinheiro, e sujeito a multa por atraso e pagamento de “estadia” nos galpões do correio.

-Prefira envios que possam ser rastreados e com seguro: Às vezes algumas encomendas se perdem pelo caminho, por isso garanta o seu dinheiro devolvido integralmente optando por um envio rastreado e segurado, isso te dá segurança para comprar.

Por Pedro Mori

Por Pedro Mori

-Acompanhe vários leiloes do mesmo modelo e ao mesmo tempo: Você não encontrará seu melhor negócio na primeira tentativa e existe uma grande oferta dos modelos mais comuns. Fique de olho nos minutos finais e só de o lance em algo que você realmente quer comprar.

– Pague o mais rápido possível: Os americanos são honestos mas as vezes meio desconfiados demais. É sempre bom evitar desentendimentos com alguém que possivelmente vai te ajudar a encontrar tua câmera perdida entre o Brazil e os U.S.

Ir a feirinhas, brechós e lojas de antiguidades é uma delícia e ainda rende ótimas camisas descoladas, mas dá um trabalho danado e demora, muito. Revirar aquele monte de coisa empoeirada atrás desses tesouros pode ser um trabalho árduo e demorado para, no final das contas encontrar aquela câmera esquecida no fundo de uma cômoda e que foi vendida a loja de antiguidade quando a doce senhora partiu deste nosso mundinho. A gente pode encontrar
um tesouro, mas as chances de ser apenas mais uma câmera antiga e parada a séculos são enormes.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 01/11/2014 em 4:34 pm

    lá tenho uma camera canon autozoom 814 novinha e funcionando com tds os acesorios interessa?

    Responder

  • alexandre
    31/10/2013 em 4:38 pm

    boa tarde, tenho uma câmera halina paulette eletronic e gostaria se saber o valor dela, você poderia avaliar para mim esta em ótimo estado

    Responder

    • 01/11/2013 em 7:52 am

      Olá Alexandre! Eu infelizmente não faço esse tipo de serviço… sugiro avaliar o valor de mercado dela procurando por outras do mesmo modelo no Mercado Livre, eBay, Keh.com, etc…

      Responder

  • 25/03/2013 em 6:45 pm

    Parabéns pelo site. É o melhor que encontrei sobre fotografia analógica (fala aqui um iniciante). Bem, não sei se vocês viram esse pequeno filme ‘A Câmera Fotográfica Nordestina’, se não, recomendo. Tem uma coisas bem inusutadas como a pintura (recuperação) de imagens completamente artesanal, câmera lambe-lambe, entre outras coisas.

    Aqui o link:

    Abraços.

    Responder

  • Joice
    28/02/2013 em 10:56 pm

    Comprei minha lubitel por leilão e uma Argus. A lubitel briosa Rússia. Chegou tido certinho. Agora comprei uma LCA q esta vindo da Letônia. Espero q td dê certo. Todas pelo ebay

    Responder

  • Mario
    28/02/2013 em 11:46 am

    Sobre as formas de entrega, o USPS é os correios do governo dos EUA[1], e pode ou nao ser taxado, vem até aqui normalmente e vai para a aduana, seguindo pelo correio normal.
    a UPS e o outro, são empresas privadas de correio, e não passam aqui no Brasil, para os correios normais, eles retiram direto do aéroporto ou porto, sem passar pela aduana, mas recolhe SEMPRE o imposto sem verificar se há ou não necessidade, como uma forma de agilizar o processo. por isso na UPS demora 5 dias, e na USPS demora uns 20. [2]

    =]

    [1] http://en.wikipedia.org/wiki/United_States_Postal_Service
    [2] http://www.ups.com/content/pt/pt/resources/ship/customs/index.html

    Responder

  • 23/02/2013 em 9:03 am

    Das 23 cameras que tenho na minha coleção só duas foram compradas em lojas o resto foi comprado pela internet .
    E das que comprei pela internet só 2 estavam com defeito , mas mesmo assim fiz um anuncio e vendi as mesmas 2 cameras quebrada pela internet ( avisando aos potenciais compradores sobre o defeito , e claro !!! ) …
    o segredo de se comprar bem e barato pela internet e analizar bem as fotos fazer perguntas ao vendedor , acompanhar todo o processo do leilão e so no ultimo minuto , dar o lance mais alto que estas disposto a pagar pela camera .
    Os leilões no ebay funcionam assim :
    Se uma camera custa por ex: 10 US$ ( preço inicial ) , mas ja tem um potencial comprador que deu um lance de 10 US$ e o proximo lance e de 11 US$ e se eu der um lance de 100 US$ o ebay vai dar um lance de 11 US$ ( que e o proximo lance disponivel ) e vai indicar na mina lista os 100 US$ como “max bid” que e o meu preço maximo que estou disposto a pagar pela camera , se o preço atual da camera e de 11 US$ e aparecer outro potencial comprador e der um lance de 15 US$ o ebay vai aumentar automaticamente o meu lance para 16 US$ outro comprador so podera ganhar o leilão de ele der um lance maior que 101 US$ , pois mesmo que ele de um lance de 100 US$ que e o meu “max bid” eu tenho a prioridade da compra pois dei um lançe de 100 US$ primeiro , caso algum outro comprador de um lance maior que o meu “max bid” o ebay vai enviar-me um email que o meu lance foi superado e pergunta se eu quero aumentar o meu lance …

    Na minha opinião o unico problema para se comprar pela internet e que existem muitos compradores especializados que teem bons conhecimentos sobre cameras e que acabam por aumentar muito a concorrencia , e muito dficil encontrar boas cameras por um preço barato …

    Responder

  • 22/02/2013 em 1:17 pm

    estava hoje mesmo olhando uma lubitel linda no ebay e estou na dúvida se esse post me encorajou ou desencorajou hahaha D:

    Responder

  • fl00de
    22/02/2013 em 12:53 pm

    ..

    Lembrando que a importação de mercadorias usadas não é permitida pela receita federal, assim, caindo na fiscalização pode-se ter a sua preciosidade confiscada ou devolvida (não sei qual o destino é dado).

    Outro ponto sobre o frete: ao usar o USPS (quando o remetente envia dos EUA ou qualquer outro serviço POSTAL OFICIAL) não apenas preferira mas EXIJA uma modalidade de envio com rastreamento (tracking #) sim sai mais caro. Caso não tenha rastreamento conte com a SORTE GRANDE para não ter a sua preciosidade EXTRAVIADA pelo NOSSO correio, sim, está repleta de dedos leves. Não se contente com o reconhecimento alfandegário que é um identificador com o mesmo formato do rastreamento, mas para nós, serve para nada. Naturalmente o rastreamento não vai garantir, mas aumenta e muito as tuas chances de receber a encomenda (nem sempre intacta).

    Em compras pelo eBay, comprar de vendedores que tenham para as suas compras o serviço de proteção ao cliente (algo assim). Dessa forma, caso não se receba a encomenda, pode-se abrir uma reclamação e receber o valor total pago pelo paypal. Importante ficar atento ao prazo de 45 dias CORRIDOS a partir do momento do pagamento. Expirado esse prazo não adianta chorar. Infelizmente, dada a demora de algumas entregas, esse prazo é curto. Tenha como regra: não recebi, deu uns quarenta dias? Abro reclamação!
    Caso se receba a encomenda depois do refund, nada custa ressarcir o vendedor, nada de dar uma de brasileirinho malandro.

    Queres MUITO mais segurança? Use SIM serviços courier (UPS, DHL, Fedex…) encarece demais, SEMPRE será taxado (taxas de conveniência, importação, ICMS… tudo isso pago à parte, cobra-se no momento do envio pelo frete e essas coisinhas aí serão cobradas antes da entrega no destino) mas não só chega como chega rápido!

    =)

    Responder

    • 22/02/2013 em 1:41 pm

      Nossa, eu não sabia que não é permitida a importação de produtos usados! Eu ainda peço para o vendedor ressaltar em letras garrafais OLD USED CAMERA achando que to fazendo o certo, valeu a dica. E vale a pena mesmo rastrear, assim normalmente chega, e mais rápido, todo o problema que temos nas importações são por questões brasileiras, nossa alfandega é uma vergonha.
      Ebay Buyer protection, bem lembrado, já precisei dele algumas vezes…
      Valeu mesmo o comentário!!
      abração

      Responder

      • fl00de
        27/02/2013 em 11:16 am

        ..

        pois é, já comprei alguns objetos usados/antigos que chegaram numa boa
        até mesmo químico de revelação líquido (!!!)

        insumos fotográficos (filme e químicos?) também não seriam permitidos… mas ou fazem vista grossa ou passa sem querer.

        vai saber

        Responder

Deixa aí seu comentário!