1comentário

Projeto “Fotografando Fora da Caixa #02”

por em 23/02/2013
 

Acima: “Mary” por Bruno Massao

Fala, pessoal! Prontos para mais um Fotografando Fora da Caixa? :)

Para quem não sabe, esse foi um projeto pensado pelo pessoal do site para fazer os leitores fotografarem – e pensarem – mais. Como é a segunda vez que estamos fazendo, corre rapidinho e olha o resultado do primeiro tema.

Assim como dissemos no primeiro, vamos exemplificar: o Fotografando Fora da Caixa é um projeto coletivo onde a gente dá um tema, vocês fotografam, nos mandam as fotos, e a gente publica todas, e todo mundo vê e aprende junto. Não tem competição.

Antes de continuarmos e eu passar o tema, fiquem atentos a três pontos importantes – que foram perguntados e/ou percebemos a necessidade de comentar após o primeiro:

  1. O site é sobre fotografia analógica, certo? Então: as fotos também devem ser tiradas com filme. Nada de fotos digitais.  ;)
  2. Nós publicaremos apenas uma foto por pessoa. No outro tema nós recebemos participações de pessoas com uma foto e de outras com 4, então acabamos por decidir postar uma foto apenas. De todo modo, vocês podem enviar quantas fotos quiserem – só tenham a consciência de que não serão todas postadas.
  3. Atenham-se ao tema! A brincadeira é justamente para forçar vocês a fotografarem mais, não é? Então: deixem de ser preguiçosos, peguem suas câmeras, filme e saiam para fotografar com o tema na cabeça. Algumas participações foram cortadas, infelizmente, por não atenderem o tema proposto no primeiro – vamos evitar que isso aconteça, certo? :)
"The street girl with the dragon tattoo"

“The street girl with the dragon tattoo” por Larice Barbosa

Então, ó, anota aí o segundo tema do projeto Fotografando Fora da Caixa!

Fotografando Fora da Caixa #02 – Tema: Retratos com bokeh

Requisitos: 

  • Câmera – qualquer câmera analógica (35mm, APS, 110, médio formato, instantânea ou grande formato)
  • Filme – qualquer tipo de filme (negativo, cromo, p&b)
  • Flash – opcional
  • Outros – Os retratos têm que ser de uma ou mais pessoas, não podem conter nudez explicita, e devem, obrigatoriamente, ter o fundo desfocado.

As fotos devem ser enviadas por e-mail para contato@queimandofilme.com com o assunto “Fotografando Fora da Caixa #02″. Junto com o e-mail envie seu nome, cidade e estado e, se quiser, um breve texto falando sobre a foto. Você pode enviar quantas fotos quiser.

Da mesma forma que o primeiro que Fotografando Fora da Caixa, vocês podem enviar informações adicionais como  o equipamento e/ou abertura, ISO, velocidade e filme  utilizados, mas não é obrigatório.

O que? Você não sabe como conseguir bokeh? Vocês podem ler mais sobre isso aqui e aqui, mas seguem algumas dicas rápidas: 

  1. Quanto maior a distância focal, menor a área de foco e maior o bokeh da sua foto. 
  2. Quanto maior a abertura da lente (f/1.2, f/1.4, f/1.8, etc), menor a área de foco e maior o bokeh da sua foto.

E então, mãos à obra? Vocês têm até o dia 30 de março para enviar suas participações. ;)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!