8comentários

Na Sua Bolsa #28: Eduardo de Souza

por em 02/03/2013
 

E eis que depois de algumas semanas sem nenhum Na Sua Bolsa, voltamos dos mortos com essa coluna tão querida, mas que andava carecendo de voluntários exibicionistas, com esse depoimento do Eduardo que, segundo ele, entrou num caminho sem volta ;-) Fala Eduardo!

Olá!

Sou Eduardo, estudante de Design de Animação na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), um fascinado por fotografia e atualmente um viciado em fotografia analógica. Comecei com a digital e desde então fui me envolvendo mais com as analógica que minha T3 nem sai mais de casa. Tudo tem sido ainda mais incentivado depois de entrar para um grupo de fotografia aqui da cidade, o Fotocrias, onde além dos encontros e conversar ainda tive contato com laboratório de revelação e ampliação, aí não teve mais volta =D

Partindo pra bolsa então, esse foi um passeio que dei pelo centro da cidade pra inaugurar minha primeira pinhole. Por isso não tem muita coisa além das câmeras, já que foi uma coisa mais rápida.

Em cima é a pinhole, que aprendi aqui no blog, estava louco para experimentar e fiz isso até demais! Coloquei um Ilford FP4 125 rebobinado nela e saí fazendo experiências pelas ruas do centro. O mais interessante, pra mim, é participar do processo o máximo possível, desde ajudar a rebobinar o filme até a revelação (que ainda não fiz).

Abaixo tem uma Kodak S500 AF, que ganhei de um amigo na campanha “Quero sua Câmera Velha”, está com um Fuji Superia 100/12. Não tenho muito o que falar dela já que é a primeira vez que a uso, por enquanto tem sido divertido =D

A Zenit, aaaah a Zenit. Essa aí é meu xodó! Companheira de trabalho do meu pai por muitos anos, por tantos outros ficou escondida no fundo de um armário até eu encontrá-la. Foi com ela minha primeira e satisfatória experiência com analógicas. Os primeiros rolos foram sem fotômetro, por falta de pilha, mas ainda assim suas fotos eram demais! Gosto de tudo nela, principalmente a robustês que fica me dizendo que aguenta tudo que eu quiser! Agora tá com Tri-x rebobinado. Ah é, essa aí é o modelo 122, maio apagadinho pelo tempo.

A Nikon N80 é o conforto em “pessoa”, câmera emprestada pelo meu professor vai deixar saudades no fim das férias. Tá ali com uma lente 70-300mm e seu para-sol. Nela tem um Fuji Quality 100/36.

Os filmes reservas são um Kodak ProImage 100/36, um Fuji Superia 200/36 e um Ilford XP2 Super 400/36.

Alguns recipientes pros filmes e uma garrafa de água pra aguentar o calor que tá fazendo por aqui =D

 Era isso então. Abraços e boas fotos!

[box style=”note”] E ATENÇÃO: se você gosta dessa coluna, e não quer deixar ela morrer mais cedo do que merece, deixa de ser preguiçoso (ou preguiçosa ;-) e manda logo pra gente  o que tem Na Sua Bolsa! #prontofalei ;-D [/box]

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Thai
    21/04/2013 em 8:32 am

    Olá, acabei de comprar uma Zenit 12xp e andei lendo um pouco sobre ela, to apaixonada, mas encontrei um pequeno problema!!
    Eu estava acostumada com uma Nikon FM3, onde para retirar a objetiva bastava eu clicar em um botão e roda-la, porém, na Zenit não encontrei tal botão!!! Ja procurei o manual na internet e também não encontrei como se retira ela!! Será que teria como alguém me informar sobre isso?? Ficaria muito agradecida!!! :~

    (minha decisão de comprar a Zenit partir de um post de vocês, obrigada!!!)

    Responder

  • Mateus
    04/03/2013 em 1:52 am

    Acho que ao invés de mostrar o que as pessoas usam para tirar suas fotos, vocês deviam mostrar as fotos das pessoas, que pra mim mostram muito mais do que apenas o equipamento que elas usam… Falo isso porque vejo muito mais coisa relacionada a equipamento de fotografia do que fotografia aqui nesse blog e isso vem me decepcionando, porque gostaria de ver e ler mais tanto sobre fotógrafos famosos quanto sobre fotógrafos amadores como eu que curtem o filme. Ficar lendo sobre marcas diferentes de câmera que os outros usam é bacana mas o equipamento não delimita a fotografia, gostaria de ver fotografias também. Enfim, sei que alguns vão achar que tô viajando e deveria dar uma olhada no flickr ao invés de visitar o blog, mas é só minha opinião e quis escrever isso aqui. Acho que devíamos nos soltar mais desse lance de equipamento que somente é o enquadro do que verdadeiramente importa, que é a arte em si de se fazer fotografias.

    Responder

    • 04/03/2013 em 7:02 am

      Opa Mateus! Tudo bem? ;-)

      Olha, você está certíssimo. Equipamento sozinho não é nada. É por isso que temos as colunas “Contando Até 10”, com entrevistas de fotógrafos falando de si e das suas fotos, e recentemente lançamos a coluna “Fotografando Fora da Caixa”, que desafia os leitores a fotografarem um tema e depois publica todas as fotos enviadas.

      Alem disso gostamos muito de publicar posts com dicas de livros e filmes sobre fotógrafos e suas obras, publicamos dicas de vídeo que, em sua maioria, são também dedicadas a fotógrafos e suas obras, e temos um grupo no Flickr e um Tumblr totalmente dedicados a publicar fotos de leitores.

      E, se você quiser, alem de ver as fotos, bater papo com seus autores, te convido a aparecer lá no Grupo Queimando Filme do Facebook, onde a gente publica fotos pros colegas comentarem… :-)

      Acho muito importante feedbacks como esse e concordo que, se você não sabia disso tudo, é porque não estamos fazendo o bastante. Prometo que vamos pensar nisso, ok?

      Abs e obrigado!

      Responder

      • Mateus
        04/03/2013 em 2:28 pm

        Opa, obrigado por responder! Realmente, acho que exagerei um pouco na hora que comentei isso aí, espero que não tenham ficado chateados hahaha. Vocês fazem um bom trabalho, vou procurar essas outras coisas que falaste aí, só acho que de fato fica um pouco desequilibrado o que se fala aqui sobre equipamento do que sobre fotografias, tanto que entro no blog e o que predomina é marca de câmeras e etc por isso fiquei meio frustrado na hora e resolvi comentar. Mas pode deixar comigo que vou dar uma olhada nesse grupo e quem sabe mostrar fotos minhas.
        Um grande abraço!

        Responder

        • 04/03/2013 em 3:57 pm

          Mateus, são comentários como esse que fazem a gente sair do marasmo e perceber que tem alguma coisa desequilibrada :-) Nós é que agradecemos. E pode deixar que vamos ficar de onlho nesse (des)equilíbrio!

          Abs! :-)

          Responder

  • Adriano
    02/03/2013 em 4:57 pm

    Realmente, fazia tempo que não via um “Na Sua Bolsa”. Vou me agilizar aqui pra enviar a minha foto ;)

    Responder

Deixa aí seu comentário!