1comentário

Rebobina Filme: O film swing de um jeito todo especial…

por em 05/03/2013
 

Eu já tinha lido e ouvido comentários sobre esse projeto nas internets da vida, e fiquei feliz de ver que ele estava firme e forte, crescendo e se tornando cada vez mais organizados e estruturado. Até que, no último dia primeiro (…de março… de 2013), Eles (ou melhor, elas, porque esse é um projeto “diminina”, ou criado por meninas, e aberto também aos meninos) lançaram o site oficial: http://www.rebobinafilme.com/

img619“Mas o que que é isso?”. É o seguinte. Já ouviu falar de film swing, ou troca de filmes? É simples: você fotografa um rolo inteiro de filme, rebobina, manda pra outra pessoa, que pega esse filme e fotografa com ele também, fazendo novas fotos “por cima” das que você fez. O resultado são duplas exposições inusitadas e criativas. Mas o lance não é o resultado (ou não é só o resultado). Porque o processo de fotografar muda. Fotografar sabendo que outra pessoa vai fazer imagens por cima da sua, ou sabendo que alguém já fotografou alguma coisa com aquele filme, cria um clima de mistério, expectativa e vontade de fazer “algo diferente” que só engrandece o prazer analógico.

E o Rebobina Filme tornou esse troca-troca (opa!) mais profissa, mais organizado, mais coletivo (ainda). Tudo começa com grupos de 20 pessoas que se inscrevem pra uma “temporada”. Depois que o grupo se forma vem a coisa divertida: as duplas são sorteadas aleatoriamente. Depois disso… bom, vou deixar eles mesmos contarem pra vocês:

“Duplas definidas, é hora de começar.

A primeira pessoa compra um filme negativo a cores, coloca na câmera, faz uma marcação com caneta bem no finzinho da cortina do obturador pra orientar o coleguinha e sai por aí fotografando.

Quando acabar, é só rebobinar com cuidado pra deixar uma pontinha pra fora. Aí a segunda pessoa recebe por correio o filme queimado, coloca na sua câmera e fotografa normalmente.

Quando terminar, manda pra revelação e digitalização. Tudo pronto? Abra um álbum no grupo do facebook, carrega o resultado e conheça a sua dupla!”

Legal, né? E as fotos das primeiras “temporadas” ficaram bem legais! É claro que nem todas as fotos de todos os rolos saem (podem acabar escuras, estouradas… como acontece com as fotos sem ser em dupla). Mas os resultados estão bem bonitos.

Você pode conferir todo o projeto, acompanhar o trabalho (ou quem sabe se inscrever pra próxima temporada) no site oficial, ou virar fã lá no Feice.

O Queimando Filme deseja toda boa sorte do mundo pra essa galera, e espera que o projeto dure muitas e muitas temporadas! ;-)

Site - oficial

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!