4comentários

Três Motivos #0: Luiza Cavalcante

por em 09/03/2013
 

Bom, pra quem ainda não me conhece eu sou a Luiza, já escrevi um post aqui no ano passado e no grupo de colaboradores do site, e hoje vou apresentar uma nova categoria “colaborativa” aqui no Queimando Filme. Eu e a Larice Barbosa vamos cuidar dessa categoria e fazer com que vocês se emocionem a cada post, assim como nós, escrevendo e lendo o que as pessoas têm a dizer.

Tudo começou quando publiquei uma postagem no Grupo Queimando Filme de um site chamado “Shooting Film”, onde eles tem uma categoria chamada “5 things I love about film” e então nos inspiramos para começar uma categoria desse gênero aqui no site.

Chega de suspense, a nova categoria será chamada “Três Motivos”, que resumindo em algumas perguntas seria:

Quais são os três motivos que te levam a fotografar com filme?

O que te faz escolher comprar filmes a cartões SD? O que mais te sensibiliza na hora de fotografar e depois de revelar o filme? Essas e outras perguntas devem ser respondidas, resumidas em apenas 3 tópicos.

Pra começarmos eu vou, nessa primeira postagem, falar dos três motivos que fazem meus olhos brilhar quando fotografo com filme. E, olha… é realmente uma coisa difícil essa, de escolher somente as três coisas, ou seja, as três coisas mais importantes, ter que resumir em somente três tópicos 4 anos em que levo fotografando analogicamente, mais de cem filmes revelados e alguns para revelar. É um desafio… Desafio este, que passo a vocês leitores que gostam de queimar filmes!
Então vamos lá, né?, aqui vão os meus “Três motivos”:

1Motivo1. Paciência: fotografar com filme me permite – às vezes até me obriga a – escolher calmamente o que quero capturar, sem o desperdício de cliques. Esperar o sol sair de trás de uma nuvem ou aguardar um movimento mais natural de um amigo.

 

 

 

2Motivo2. Surpresas: filme vencido, exposto um pouco a luz (propositalmente ou não), ou uma câmera que está com um pequeno defeito, podem significar impressões plásticas incríveis e únicas.

 

 

3Motivo3. Feito com a mão: eu tenho uma preferência explícita por filmes p&b e isso me fez mudar de país para estudar mais profundamente Laboratório. Não tem coisa mais bonita que revelar seu próprio filme, fazer cópias e ampliações, manejar contrastes e luzes artesanalmente.

 

E ai? Curtiu? Então manda o seu! Pra participar, é só (como em todos os projetos coletivos do QF) enviar sua contribuição pra contato@queimandofilme.com colocando no assunto do email “Três Motivos”. E não se esqueça de mandar três fotos pra ilustrar seus motivos, tá? :)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 10/03/2013 em 9:48 pm

    Sempre me pego pensando nos motivos de eu fotografar com filme, especialmente porque as pessoas perguntam muito! Tentarei resumí-los em três para mandar pra vocês. (:

    Responder

  • 09/03/2013 em 2:27 pm

    Olá Luiza, sempre fico com “inveja” quando vejo algumas pessoas como vc dizendo que sabem revelar suas próprias fotografias em pb, já fazem algumas semanas que venho pesquisando sobre analógico, em especial o médio formato e pretendo incorporar isso ao meu trabalho. As vezes visito esse site mais de uma vez por dia, sempre procurando novas informações. Gostei do seu post, mas foi tão curtinho que quando eu tava começando a gostar da leitura ele acabou. Só uma dica, seria muito legal se falasse mais sobre essa forma fascinante de fotografia que vc está familiarizada =).
    Abraço!

    Responder

    • 09/03/2013 em 3:19 pm

      Hebervan, muito bonito teu trabalho fotográfico de casamento, inclusive algumas fotografias parecem analógicas com aqueles grãos!! Obrigada, mas esse post é pra ser bem curtinho mesmo, para que mais pessoas tenham vontade de falar seus motivos :)

      Responder

Deixa aí seu comentário!