4comentários

IMAGO: a câmera gigante, e sua volta ao mundo.

por em 11/03/2013
 

Quem tem mais de 30 (acho que… sei lá… 2% dos leitores do QF ;-) e mora em grandes capitais do país deve se lembrar de Eva, a Boneca Gigante que, nos anos 80, ficava hospedada nos períodos de férias escolares nos estacionamentos de shopping centers. Vocë podia ENTRAR na Eva e ver ela por dentro (órgãos e tudo mais). Era de um mau gosto impresionante, como a maioria das coisas dos anos 80 ;-)

Pois bem, felizmente os anos oitenta acabaram, e agora, nos anos…(dois mil e) vinte o que temos é algo que pelo menos eu acho mais legal: uma câmera gigante onde você entra e faz uma foto em tamanho natural. Isso mesmo. Uma foto em proporção “um pra um”.

A IMAGO é esse trombolho aí da foto, onde você entra e faz a sua foto, em papel fotográfico de dois metros de altura por sessenta centimetros de largura. Mas a IMAGO não é moderna. Ela foi inventada da década de setenta (bem mais legal que a de oitenta) por Werner Kraus and Erhard Hößle, e depois de algum uso foi aposentada, desmontada e tal.

Acontece que depois de quarenta anos, ninguém menos do que a filha do Tio Werner, Susanna Kraus, resolveu remontar (na verdade refazer, com novos materiais e tudo mais) a câmera e fazer um tour pelo mundo (tipo a Eva, a Boneca Gigante fazia… :-) pra todo mundo conhecer. Mas ela tava sem grana e, como todo mundo faz hoje em dia, lançou um projeto no Kickstarterpra tentar conseguir grana pra isso. Em troca ela oferece aos investidores – como não poderia deixar de ser – fotos feitas com as câmeras (a IMAGO original, que mora em Berlim, ou a nova, a ser construida).

Eu vou dizer que gostaria muito de ter um autoretrato feito na IMAGO. Ainda não coloquei uma graninha no Kickstarter do projeto, mas estou pensando seriamente no assunto ;-)

Abaixo você vê fotos da câmera e fotos feitas com a câmera. E na página do projeto no Kickstarter tem um video bem legal (que não consegui colocar aqui no post :-( )

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!