3comentários

Mais (duas centenas de) anuncios antigos de nossas futuras câmeras

por em 29/03/2013
 

E chegamos a mais um post daqueles onde publicamos anuncios de câmeras antigas. E dessa vez, graças ao leitor Luiz Oliveira (muito conhecido no Grupo Queimando Filme do Facebook como PhotoeArte, um dos melhores vendedores de equipamentos usados da área), que nos repassou mais de duzentas imagens de anuncios!

Não, o Luiz não é maluco. Ele é, sim, um ex-colecionador, e por isso ele tem também tantas câmeras em excelente estado pra vender. Já os anúncios são o resultado de anos “juntando” imagens achadas na internet. Obrigado Luiz!

E aqui vale lembrar do porque é legal ver anúncios antigos: porque eles são uma fonte incrível de informação sobre câmeras que vemos em feiras, no eBay, no mercado livre… e ficamos sem saber muito sobre elas. Através desses anúncios conseguimos saber quando elas foram feitas, pra quem elas eram vendidas, quais suas principais características… enfim, é uma aula gigante de história dos equipamentos fotográficos.  Infelizmente muitos dos anúncios que publicamos não estão em qualidade que permita ler as letrinhas miúdas. Mas, pra quem não tem nenhuma informação sobre determinada câmera, já é um avanço ler as letras grandes :-)

Pense nisso, e curta os anuncios ;-)

P.S: Se você pensou que seria legal criarmos uma galeria onde pudéssemos buscar esses anúncios por marca, modelo, época e etc… também já pensei nisso. E só estou pensando numa forma de fazer :-P #aguarde…

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 01/04/2013 em 2:04 am

    Ótimo! Tem umas coisas de 1900 e guaraná com rolha! Eu gosto muito das propagandinhas mais antigas da kodak!

    Responder

  • Silvano Rocha
    30/03/2013 em 10:26 am

    Legal são os preços das brincadeira Nikon SP por 375 DOLLARES, isso naquele tempo trazendo pros valores atuais daria uns 3000 dollares. E a HasselBlad com lente Ektar 80/2.8 por 548 DOLLARES hahaha, só quem era rico mesmo.
    Outro dia li num artigo que uma Contax I no Japão na época que câmera era tecnologia de guerra, que o valor de uma delas correspondia ao salário de 11 meses de trabalho de um Bancário (profissão muito bem paga na época). Isso seria algo entre uns 40k reais de hoje. Por isso quando a Alemanha perdeu a Guerra, a primeira coisa que os RUSSOS pediram pra Alemanha como reparação dos custos da guerra foram as fábricas da Contax e Carl Zeiss…. graças a isso, hoje temos a Zorki 4 que é uma Contax quase pura e a infinidade de lentes Russas boas, na maioria produzidas por maquinário e insumos Carl Zeiss.

    Responder

Deixa aí seu comentário!