0comentários

As Polêmicas de Robert Capa: A Morte de um Miliciano

por em 31/03/2013
 

Quem frequenta o Grupo Queimando Filme no Facebook já deve ter visto esse cara por lá, sempre postando fotos, videos, suas experiências e opiniões. E hoje, o Yago Moreira passa, de usuário assíduo do grupo – e meu ex-aluno em um Workshop do ano passado – a colaborador do site ;-) Bem-vindo, Yago! Fala aí!

Você provavelmente deve ter ouvido falar no fotógrafo Robert Capa (afinal, a gente já falou dele aqui, aqui, aqui…. e aqui :-), certo? Não? Senta que lá vem história (mas só um pedaço dela, eu prometo).

Capa encarou várias guerras, entre elas a II Guerra Mundial, a Guerra da Indochina (onde acabou morrendo ao pisar em uma mina-terrestre… #fail) e a Guerra Civil Espanhola. Essa última, responsável por ele ter tirado a foto que seria uma das mais importantes da sua carreira.

A tal da foto tão falada é “The falling soldier” ou, em espanhol, “Muerte de un miliciano”, publicada primeiro na revista francesa Vú em 23 de setembro de 1936, mas ficando mundialmente famosa quando publicada, quase um ano depois, na revista Life.

A foto registra o exato momento em que o soldado republicano, Federico Borrel García, leva um tiro, o levando dessa para uma melhor.

Pois bem, quase 77 anos depois, ainda não se sabe se realmente Federico havia acabado de levar um tiro quando foi fotografado, ou isso não passava de uma armação ou uma brincadeira, já que mais tarde foram encontradas fotografias de soldados fingindo que estavam em combates e também fingindo estarem mortos.

Existem dezenas de pessoas que afirmam que foi uma farsa, e dezenas de pessoas que afirmam o contrário. O jeito é ler as opiniões, e decidir em qual lado você quer ficar, já que nunca saberemos a verdade. O vídeo de hoje, é um curta-metragem de Carlos Buitrago Aledo, onde é narrada uma história de como supostamente Robert Capa teria encontra Federico e os outros soldados, a conversa que eles tiveram, até o momento da foto mais famosa daquela guerra.

Veja o video, leia sobre o assunto, e nos diga a sua opinião! ;)

http://youtu.be/iCJH-v7nBts ]

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!