4comentários

Instamatic: Uma linha de câmeras cinquentona…

por em 02/04/2013
 

Tem muita gente que acha que é uma câmera, tem gente que confunde com os aplicativos Instagram, ou com Hipstamatic, tem gente que sabe bem o que é, e já até teve uma, e tem muita, muita gente querendo ter uma, só pelo que ela representa: a cultura pop dos anos 1960 e 1970 e até dos famosos anos 80. Quer ver, olha esse comercial, que coisa mais… hipster vintage! :-D

Please enter the url to a YouTube video.
Mas a Instamatic não é UMA câmera. É uma linha, que começou em 1963 (cinquenta anos atrás!) e durou até 1988. As primeiras usavam o cartucho de filme de formato 126 (leia aqui sobre esse formato) e depois vieram as “Pocket Instamatic” que usavam filme 110 (leia aqui e aqui). E a linha foi um sucesso absurdo. Entre 63 e 76 foram vendidas mais de 60 milhões de Instamatics! Tanto que, na época, Instamatic virou sinônimo de câmera portátil, amadora…

As Instamatics eram muito baratas, feitas de plástico de ponta a ponta. Eram o que hoje chamamos de Toycams, ou toy cameras. Câmeras “de brinquedo” quando comparadas a suas contemporâneas mais parrudas, as SLRs como Canon A-1, AE-1, Nikon FM-2, Olympus OM-1… mas era pra ser assim mesmo. Instamatics eram pra diversão. Eram, porque não? as antecessoras das câmeras lomo nas baladas de todo o mundo (novamente… viu o video ai em cima? :-).

Hoje você encontra Instamatics usadas por 5, 10 reais em feiras, no Mercado Livre, eBay… e as Pocket Instamatics por um pouco mais, entre 10 e 50, porque – afinal de contas – o filme 110 voltou a ser fabricado, e portanto elas podem voltar a ser usadas, ao contrário das mais antigas, como a da foto aí de cima, que usa filme 126, que continua morto e enterrado… pelo menos até agora.

Outro motivo de ser razoavelmente fácil de encontrar essas bixinhas é que foram mais de 100 modelos lançados em todo o mundo (algumas apenas em alguns países), o que gerou uma quantidade absurdamente grande de Instamatics perdidas em gavetas por aí. No post da Camerapedia sobre Instamatic dá pra conhecer (pelo menos o nome de ) todos os modelos.

Aí embaixo, pra comemorar, vai uma penca de fotos de Instamatics que achei na internet. Vamos curtir e comemorar os 50 anos dessas belezinhas. E que venha de volta o filme 126 pra gente tirar todas do armário e voltar a usar elas em baladas! :-D

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Mike Bitencourt
    31/07/2014 em 2:20 am

    Fotografei bastante com uma Instamatic 177xf até meados dos anos 90 (sim, sou velho). Era um “brinquedo” muito legal e eu a encarava como tal, já que a usei na infância e pré-adolescência. Tenho a câmera até hoje, funcionando legal. Uma pena não fabricarem mais o filme. Mas vai que um dia volta, não é?

    Responder

  • 13/01/2014 em 2:50 am

    tenho uma dessa dai, minha mae que me deu! Funciona 100% e nao, nao vendo haha

    Responder

  • 04/04/2013 em 8:36 am

    Na feirinha do vão do Masp o velhinho queria me cobrar 30 reais por uma dessas funcionando… (Nas feirinhas aqui em Curitiba só tem muito sucateada) Fico me perguntando porqueeee eu não levei. Nem eu sei porque. Fica para a próxima viagem. =P

    Responder

  • Yago Moreira
    02/04/2013 em 9:56 am

    Uma pena que a minha experiência com um filme 126 vencido em 1984 não tenha dado certo.

    Responder

Deixa aí seu comentário!