3comentários

Escolhendo câmeras para Street Photography

por em 09/04/2013
 

No outro dia estava dando uma vista de olhos no blog do Eric Kim e, como fã de psicologia e fotografia, achei esse post muito interessante e resolvi traduzir ele pra postar aqui no QF. Como o texto é meio longo, já estou me calando e deixando vocês com o Eric.

 

por guibapoeta

por guibapoeta

Durante o meu voo do Dubai para os Estados Unidos, terminei um livro excelente, “O Paradoxo da escolha” escrito pelo psicólogo Barry Schwartz. Nesse livro, Schwartz dirige a seguinte questão à sociedade ocidental: Porque é que as pessoas se tornam cada vez mais infelizes, quando a quantidade de opções aumenta?

Tenho a certeza que todos nós já experimentamos esse problema. Sempre que vamos comprar uma caixa de cereais, são dadas trocentas opções. Sempre que vamos comprar um novo carro, há tantas marcas, modelos e opções por onde escolher. E também quando queremos comprar uma camera, existem muitas opções de tipo de camera, bem como de lentes.

No livro, Schwartz dá algumas soluções sobre como lidar com o excesso de opções e o stress que acompanha. Eu achei o conselho de grande valor, não só para o meu dia-a-dia, mas também quando se trata de comprar equipamento fotográfico. Eu espero que essas dicas ajudem você, da mesma forma que me ajudaram.

por Matatias 2

por Matatias 2

Seja um “satisficer” e não um “maximizer”.
O livro categoriza dois principais tipos de pessoas quando se trata de tomar decisões. O primeiro tipo de pessoa que ele descreve é o “satisficer”: alguém que toma decisões que são boas o suficiente e que o satisfazem. O segundo tipo de pessoa é o “maximizer”: alguém que tenta fazer a melhor decisão e se esforça para obter a perfeição.

Por exemplo, o satisficer entra numa loja à procura de uma camera que cubra as suas necessidades, e quando encontra uma camera que acredita ser razoavelmente boa, ele a compra. Já o maximizer é o tipo de pessoa que está à procura da camera perfeita e gasta horas agonizando, lendo reviews, pesquisando testes de qualidade e tabelas de especificações. Adivinhe quem costuma se lamentar mais? Adivinhou. O maximizer.

Quando Schwartz estudou as diferenças entre satisficers e maximizers, ele descobriu as seguintes tendências:

1. Os maximizers costumam fazer mais comparações entre os produtos, antes e depois da compra!
2. Os maximizers gastam mais tempo comparando as suas decisões de compra com as decisões dos outros.
3. Os maximizers são mais propensos a se sentirem arrependidos depois da compra.
4. Os maximizers geralmente se sentem menos seguros sobre as suas decisões.

Tá, e eu com isso?

Quando se trata de comprar cameras para street photography [N. do T: Não sabe o que é isso? Clique aqui! :], eu penso que é muito melhor ser um satisficer do que um maximizer.

Não existe essa coisa de camera perfeita para street photography. Todas as cameras têm os seus pros e contras, e a busca pela camera perfeita será infrutífera e levará à insatisfação.

por Julio Perestrelo

por Julio Perestrelo

Ter uma camera que é suficientemente boa para as suas necessidades na rua é o ideal. Isso irá permitir que você se concentre mais no que está fotografando e se preocupe menos se o equipamento que tem é perfeito ou não. Então eu recomendo que você não passe tanto tempo em sites de reviews ou foruns dedicados a cada pequena diferença entre todas as câmeras. O que eu recomendo é que você vá a uma loja de fotografia e peça emprestada alguma camera por um dia ou dois [nota do tradutor: ou fale com os seus amigos e experimente as cameras deles!].

As coisas que as pessoas falam na internet sobre ergonomia, sensações, manuseio, são coisas que você tem que experimentar por si mesmo. As suas mãos podem ser grandes ou pequenas demais para determinada camera. Também o peso e o equilíbrio de uma câmera são considerações importantes que você não pode obter on-line.

E aí? Você é um satisficer ou um maximizer? 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!