8comentários

Filmepedia! Temporada #1 Cromo: Velvia 100F

por em 20/04/2013
 

Eeee o segundo post da Temporada Cromo da Filmepedia é sobreee… tá, você já viu no título. É sobre o Fujichrome Velvia, sim.

À semelhança do filme do post anterior, o Velvia também é um cromo da Fujifilm. Podemos encontrá-lo por aí em duas velocidades (ISO), 50 e 100, e ele aguenta apenas 1/2stop de puxada, pra baixo ou pra cima. A diferença apontada entre o Velvia 100 e o Velvia 100F, é que esse último oferece mais contraste. No geral, o Velvia é descrito como muito saturado, com um grande contraste e excelente definição. Essas características tornaram o Velvia num filme de eleição para fotografos de natureza e paisagens.

Não é de estranhar que o Virgílio tenha escolhido o Velvia para o ensaio (ENTRANCE) que ele está fazendo sobre o momento de entrada no mar, junto dos pescadores de uma colônia de pesca artesanal. Estas fotos são capturadas entre as 5:30 e 6:30 da manhã, com o céu como pano de fundo de toda a ação.

O Virgílio nos contou que escolheu esse filme por gostar da representação das cores e detalhes que consigo e já gastou uns 30 rolos entre 120 e 35mm.

 

Mas as qualidades do Velvia não se limitam a trabalhos na natureza. A Maria nos trouxe disparos bem citadinos! Para ela, “o cromo realmente impressiona com suas cores e contrastes maravilhosos“.

E aí galera? Já abraçaram o projeto Filmedia? A Temporada Cromo continua no ar e esperando suas participações. Não sejam tímidos e nos enviem um e-mail com o assunto “filmepedia cromo” para contato@queimandofilme.com, com as suas fotos e depoimento sobre o(s) filme(s) que escolheu.
#todosparticipa \o/

Para saber mais sobre a Filmepedia, leia aqui.
Para ler as informações do fabricante sobre o Velvia 100, leia aqui.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Luiza
    11/07/2013 em 9:22 am

    Mas pera… Esses resultados são de processo cruzado ou revelando normal mesmo? Só usei esse filme cruzando e ficou lindíssimo!

    Responder

  • Virgilio
    25/04/2013 em 10:34 am

    A ideia de se comentar sobre os diferentes e variados filmes é super legal e é a cara do QUEIMANDO O FILME.
    Gostei muito das fotos urbanas da Marla.
    O Velvia é um filme tradicional e foi/é utilizado por muita gente boa na fotografia. Certamente a minha escolha se deve a influências de outros fotógrafos que sempre me recomendaram.

    O trabalho ENTRANCE eu venho conduzindo desde dezembro do ano passado, no próximo mês três imagens deste trabalho estarão exposta na Ana Terra Galeria de Arte, em Vitória-ES, além de uma negociação que venho fazendo com a Prefeitura de Vila Velha para fazermos uma exposição individual e focada neste trabalho.

    Obs: uma de minhas imagens não está aparecendo quando se clica nela, é a dos dois meninos segurando a corda da rede de pesca.

    Grande abraço

    Virgilio Libardi

    Responder

  • Thiago
    22/04/2013 em 11:18 am

    André,

    poderia categorizar o post com o tag do Filmepedia, pois ficou difícil achar o artigo sem nenhum tag. Achei pelo nome do Virgílio, que lembrava que ilustrava o mesmo.

    Ainda como dica, poderia colocar no menu uma opção direto de ir pros posts do Filmepedia, o que acha?

    Abraço!

    Responder

  • 20/04/2013 em 11:15 am

    Adoraria poder fotografar com cromo, mas assim como com o PB, não encontro mais laboratórios para revelação (moro no interior do RS, e o único que sei na capital cobra 30 reais para revelar o filme, ainda teria que bancar a ampliação). Por esse motivo, enquanto não tiver condições de fazer minhas próprias revelações caseiras, não tenho condições de fotografar nem com cromo, nem PB. FAIL para os labs!!!!

    Responder

Deixa aí seu comentário!