2comentários

Pra quem acha que fotografia sempre foi o que é, seis videos pra abrir a mente…

por em 05/05/2013
 

Falamos outro dia mesmo aqui sobre o George Eastman House Museum, e sobre como o site poderia ser bem mais legal do que é. Pois bem, só pra me sacanear, descobri que eles disponibilizaram no meio do ano passado uma série de seis videos muito legals que mostram, cada um, um processo fotográfico diferente: desde o daguerreótipo, conhecido como o primeiro processo fotográfico (apesar de não ter sido, mas isso é outra história ;-), até o processo de gelatina de prata, que é o usado (até) hoje nos negativos preto e branco que usamos.

Não vou me estender muito, porque os videos falam por si só. Dá uma olhada!

O Daguerreótipo: 
Inventado no começo do século 1800 por Louis Daguerre, o daguerreótipo foi o primeiro processo a se tornar um sucesso comercial.

Colódio:
Inventado também em meados do século 1800, o processo de colódio foi bastante popular antes de ser substituído pelo daguerreótipo. Também é conhecido como processo de “wet plate”, ou colódio úmido.

Albúmen:
Atmbém inventado em (adivinhem!) meados do século 1800, foi o primeiro processo comercialmente viável para criar imagens fotográficas em papel com base em negativos fotográficos. E, caso você não saiba, albúmen é outro nome para a comum e doméstica clara de ovo, que é um ingrediente importante desse processo.

Woodburytype:
NERD ALERT: Não, não tem nada a ver com a cidade de The Walking Dead, ok?
Inventado em 1864, foi o primeiro método capaz de produzir impressões que preservassem os detalhes da fotografia.

A Impressão com Platina:
É um método monocromático que supera todas as outras técnicas no que diz respeito a alcance tonal. Ao invés de prata, é usada platina na emulsão do papel fotográfico. O resultado são impressões extremamente duráveis, já que a platina é um metal extremamente estável. Fotos feitas com platina tem durabilidade prevista de milhares de anos!

Impressão com Gelatina de Prata:
É o processo usado na fotografia preto e branco até o surgimento dos filmes coloridos. Se você já revelou um filme preto e branco, mesmo hoje em dia, provavelmente foi esse o processo que você usou.

 

OBS: Este post é inspirado no post do site PetaPixel “Fascinating Videos About 6 Photographic Processes Used Through History“, publicado em 6 de agosto de 2012.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!