3comentários

Formato da abertura do diafragma e formato do desfoque…

por em 08/05/2013
 

Post rápido.

foto

Outro dia estava folheando um catálogo das Sony Alpha do amigo Marcelo Pretto, quando dei de cara com essa imagem aí de cima (que fotografei com o celular na hora). Ela mostra, como se fosse um PUTA diferencial de mercado (shame on you, Sony!) que as lentes da Alpha têm uma abertuda do diafragma assim toda redondinha, o que geraria desfoques (chamados por alguns de bokehs) bem… redondinhos.

Bom, o lance aqui não é falar da Sony, e nem do fato dela estar vendendo o de sempre como se fosse diferencial*, mas sim ajudar a quem não se deu conta ainda a entender que a forma feita pelas lâminas do diafragma quando ela forma a abertura desejada são exatamente a forma com que os desfoques vão ficar na sua foto, principalmente em fotos com fontes de luz bem claras sobre fundos bem escuros.

Portanto, pra saber se seu desfoque/bokeh vai ficar redondinho ou pentagonal, dê uma olhada na forma que o “buraco” do diafragma fica quando você ajusta ele. Dessa forma, quando você estiver trabalhando com o desfoque como forma de composição estética, vai saber exatamente o formato que as suas bolinhas de luz vão ter… ;-)

*P.S: Sei que não é toda objetiva que tem abertura circular. Na verdade, são raras. Mas vender isso como se fosse algo novo, ah, aí já é demais, né? :-)

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!