10comentários

Filme – Nascidos em Bordéis: crianças da luz vermelha de Calcutá

por em 28/05/2013
 

capaUm dos filmes sobre fotografia que mais me comove é esse documentário dos cineastas Zana Briski e Ross Kauffman. Eles queriam mostrar a vida das prostitutas do bairro da luz vermelha em Calcutá, Índia. Ao chegar lá, tiveram uma surpresa: o lugar era cheio de crianças, filhos e filhas das prostitutas. Enquanto as mães ganhavam a vida vendendo o corpo, os maridos (sim, a maioria delas era casada) se embebedavam e usavam drogas. Os filhos ficavam soltos nas ruas, esperando terem idade suficiente para se tornarem como os pais.

Como se pode imaginar, não é fácil entrar ali carregando câmeras e refletores. Então os diretores do filme resolveram contar a história por meio das crianças. Levaram algumas câmeras analógicas compactas, e começaram a ensinar fotografia para os meninos e meninas. O resultado é impressionante. Não só do filme, mas das fotos produzidas pelos pequenos. Basta dizer que um deles foi escolhido para participar de um programa da World Press Photo Foundation, que anualmente convida nove crianças do mundo todo para passar uma semana em Amsterdã estudando fotografia.

O filme está disponível no YouTube, com legendas em português:

E aqui tem uma galeria de fotos:

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!