4comentários

Elvis Halilovic e suas ONDU Pinhole Cameras

por em 04/06/2013
 

Outro dia estava passando os olhos no meu feed de notícias no Facebook, quando encontrei essa publicação do Bruno Pezzi Leonardelli, no Grupo Queimando Filme. A miniatura do vídeo captou a minha atenção de imediato! Acabei assistindo e fui explorar melhor o projeto.

http://vimeo.com/65462770 ]

Trata-se de um projeto de um cara da Eslovênia  chamado Elvis Halilovic, que se descreve como um apaixonado pela fotografia sem lente. Durante os últimos 7 anos, ele tem utilizado câmeras pinhole que ele mesmo constrói. Ao longo desse tempo ele construiu cerca de 40 cameras! As maiores produziam imagens com 3×4 metros, e as menores cabiam na boca de uma pessoa.

O Elvis é também um designer industrial e um carpinteiro, e foi assim que ele uniu a sua paixão com o seu ofício: criou a linha de câmeras pinhole ONDU, com 6 modelos diferentes:

135 Pocket Pinhole
135 Panoramic Pinhole
6×6 Pocket Pinhole
6×12 Multiformat Pinhole
4×5 Large Pinhole
Sliding Box Pinhole

Abaixo podem ver alguns dos testes que ele fez com essas câmeras.

Para ler mais sobre o projeto, ou comprar sua camera, acesse aqui.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Silvano Rocha
    04/06/2013 em 10:38 am

    Diogo, bom dia.

    Cara, pelo amor de deus, vocês só estão falando em Pinhole, lomo… Por que não focam mais em lentes SLR de alta qualidade como as CZ, Leica, Rokkor, Nikkor etc.. filtros para PB, etc… Sei que tem bastante artigo de revelação, que por sinal de muita qualidade, mais esse lance pinhole aí já encheu rsrs. abs

    Responder

    • 04/06/2013 em 11:28 am

      O que seria do verde se todos gostassem do amarelo, né? :-)

      Vamos continuar falando de pinhole sim, porque muita gente gosta, mas suas sugestões de pauta são muito boas! A de filtros pra Pb realmente merece um ou mais posts…

      Obrigado!

      Responder

      • Silvano Rocha
        04/06/2013 em 11:56 am

        Com certeza André, foi só um desabafo “de leve” de um leitor assíduo rsrs. Falta também uma continuidade do post do Juliano Nicoletti sobre o uso de lentes manuais em digitais, temos um grupo forte. Uma pessoa legal pra falar sobre isso seria o Ivan de Almeira, Peridapituba e principalmente André Matos que sabe tudo sobre adaptações.

        Abs

        Responder

    • Diogo G
      05/06/2013 em 6:15 pm

      Ahahah, desculpa aê Silvano! Não foi por mal, não :)
      Juro que não existe nenhum complô pro-pinhole.
      Anotei a sua sugestão!

      Responder

Deixa aí seu comentário!