8comentários

Mofo é seu amigo: Fotos com fog da Trip 35 da Ednéia

por em 07/06/2013
 

Já falamos aqui sobre lentes mofadas e seus efeitos (muitas vezes fantásticos) nas fotos. Mas hoje queria mostrar um outro resultado causado por uma lente com o que alguns chamam de “fog”, outros de “soft focus” e que é, a grosso modo, uma lente com um véu, uma camada, um troço, um (des)polimento que dificilmente, ou nunca, pode ser corrigido, limpo ou etc, por nenhum técnico (mas é claro que vale à pena levar no cara pra ver se tem jeito).

Esse soft focus… bom… veja só as fotos aí embaixo que você vai entender. Parece que o mundo da leitora Ednéia, que me mandou elas, preocupada com sua Olympus Trip 35, está sempre nublado. Pra ela, as fotos estavam todas fora de foco. Mas expliquei a ela que estão quase todas com o foco perfeito… a lente é que está embaçada mesmo.. :-)

O conselho que dei pra ela é o mesmo que dou pra outras pessoas (e até hoje sei de pelo menos uma pessoa que concordou com ele, a ex-aluna Marina Goulart): não limpe uma lente assim. Compre outra (câmera/lente) e mantenha essa pra momentos especiais, ensaios mais lúdicos… ainda mais se for uma câmera lente barata (como é o caso de uma Trip 35 e como foi o caso da lente 50mm da Pentax K1000 da Marina, que ficou com a embaçada e comprou uma outra cristalina).

Fotos assim são raras de se planejar (até dá, se você andar por aí com filtros, ou uma meia…). Algumas das fotos abaixo (como a que destaquei no topo desse post) são resultado de um belo contexto e de um equipamento, digamos, especial. E, por mais que ele seja limitado (“então todas as minhas fotos vão sair assim?”), é como ter uma lente fisheye: é um equipamento que faz algo especial, pra usar em momentos especiais.

Então, quando for mandar limpar aquela lente, tire umas fotos com ela antes. Se as fotos ficarem especiais, pense duas vezes antes de limpar… ;-)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Bruno Vitor
    02/02/2014 em 9:20 pm

    Comprei uma trip 35 há umas duas semanas, primeira câmera analógica e ta com esse tal de fog ai, achei ruim assim que peguei as fotos, você sabe, primeira vez no mundo analógico eu esperava fazer umas fotos com aqueles grãos e algumas poeiras na película e nada além disso, mas acabei pensando melhor e não vou mandar limpar, exatamente pelos mesmos motivos que você falou no texto, engraçado ter encontrado esse post. (Ah, to em dúvida sobre adquirir uma pentax k1000 ou uma nikon em, o que tu acha?)

    Responder

  • Álvaro
    25/08/2013 em 8:17 pm

    Olá , muito legal o post sobre mofos , oque geralmente desanima muito as pessoas são os mofos nas lentes mas devem ser encarados como uma nova experiencia na fotografia analógica, tenho uma pergunta…. Eu tenho já faz um tempo uma Lubitel 2 , ela estava enferrujando então pensei em limpar ela e passar wd-40 ….. logo depois sequei ela com secador mas percebi que fiz um grande erro… a ferrugem saiu! mas o wd-40 escorreu e entro na lente e não consigo tirar!! e estou com medo de ela pegar mofo na lente por estar molhada a câmera , e eu paguei meio caro nela :/ , queria saber se alguém teria alguma dica para secar….

    Responder

  • Juliana
    07/06/2013 em 11:37 am

    que engraçado: acabei de pegar um filme no lab e as minhas fotos tiradas na Olympus Trip 35 que era do meu avô saíram exatamente desse jeito: http://www.lomography.com/homes/jujudias/albums/1960613-olympus-trip-35-guess-it-isnt-working-in-the-way-it-shoud

    Estava achando que era algum problema no foco, mas então é sujeira mesmo?

    Responder

Deixa aí seu comentário!