1comentário

Livros Legais: Formula 1. The Roaring 70s

por em 10/06/2013
 

Para muitos, o nome Rainer W. Schlegelmilch não deve significar grandes coisas. Para outros, principalmente fãs de automobilismo, significa muita coisa: Rainer é um dos maiores fotográfos dessa categoria esportiva, estando desde 1962 na ativa. O trabalho desse fotógrafo é impecável: grandes closes, imagens curiosas e até mesmo simbólicas fazem pare de sua vasta galeria. Não foi à toa que Rainer, em pouco tempo, acabou entrando dentro de um círculos mais fechados de todo o automobilismo: a Fórmula 1.

Formula 1. The Roaring 70s - Foto por Rainer W. Schlegelmilch

Formula 1. The Roaring 70s – Foto: Rainer W. Schlegelmilch

O primeiro parágrafo desse post é apenas para localizar você, leitor que não conhece o trabalho de Rainer. O que vem agora é pra valer, é sobre o livro em si – um dos melhores livros que eu já li, não só considerando automobilismo, mas abrindo o leque e puxando todos os livros sobre esportes. Formula 1. The Roaring 70s é um livro cheio de relatos e imagens de uma das décadas de ouro da principal categoria do automobilismo. Emerson Fittipaldi? Check. Mario Andretti? Check. Niki Lauda? Pô, o próprio, além de estar no livro, foi o editor responsável. Demais, não?

Foto: Rainer W. Schlegelmilch

Foto: Rainer W. Schlegelmilch

O livro, de 216 páginas e capa dura, conta com nada menos que 150 imagens (eu sei que as imagens são dos anos 70, mas é bom frisar que todas elas foram feitas com filme), todas de autoria de Schlegelmich. A impressão é soberba, com uma qualidade indescritível, e todas as imagens parecem quem foram friamente calculadas e colocadas naqueles determinados pontos das páginas.

Agora, a parte chata: o preço. Como todo livro fotográfico de qualidade importado, esse livro é caro. Junte ao fato de pertencer a um esporte cujo produtos licenciados são tão caros quanto, e prepare-se para a facada. Eu mesmo não encontrei esse livro por menos de R$200,00 aqui no Brasil – na última pesquisa que eu fiz, na Fnac Paulista, em São Paulo, constava o livro por R$279,90. Esse mesmo livro, lá fora, também custa caro – mas já é um valor mais aceitável: 65 Euros – sem frete incluso. Como é um livro grande e pesado, não acho que vá compensar mais comprá-lo lá fora – somando o valor do livro com o frete, provavelmente sairá o mesmo valor daqui.

Foto: Rainer W. Schlegelmilch

Foto: Rainer W. Schlegelmilch

Minha sugestão, para você que ficou curioso, é “perder” uma tarde em alguma livraria de grande porte: ele não é difícil de encontrar. Além de possuir imagens belíssimas, há muitos relatos – alguns trágicos, outros nem tanto. E você pode aproveitar e testar suas habilidades com outros idiomas: o livro está escrito em inglês, espanhol, italiano, francês e alemão ao mesmo tempo. E para aqueles interessados em conhecer mais sobre o trabalho desse fotógrafo, considerado um mito entre os vários fotógrafos da Fórmula 1, vocês podem acessar o site dele clicando aqui.

Foto: Rainer W. Schlegelmilch

Foto: Rainer W. Schlegelmilch

Formula 1. The Roaring 70s

Autor: Rainer W. Schlegelmilch

Número de páginas: 216 / 150 fotografias

Idiomas: Inglês, espanhol, italiano, francês e alemão

ISBN: 978-3-8327-9537-5

Editora: teNeues

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!