0comentários

Polaroid ao extremo #2: fazendo adesivos de suas emulsões

 

Ontem falamos sobre como recuperar um negativo de uma foto Polaroid. Não leu? Veja aqui.

Mas e a transparência que sobrou? Bom, com uma imagem superexposta não temos muito o que fazer, mas se você quiser usar para treinar transferência da emulsão (emulsion transfer é uma técnica usada por alguns artistas onde a emulsão é transferida da foto para uma outra superfície, como livros, papéis, madeira e etc.), a receita é simples.

Limpe a transparência do mesmo jeito que limpou o negativo.

Lavando a transparência Lavando a transparência (2)

Uma vez limpa, a transparência é submergida em água para hidratar – repare a mudança de cor.

Transparência Impossible PX600 Silver Shade Banho em água fria

Depois de um tempo eu misturei à água um pouco de água quente, para fazer um banho morno. Neste ponto a emulsão hidrata, expande e começa a se soltar da transparência.

Banho em água morna

Com cuidado e usando a ponta dos dedos, fui soltando a emulsão nos cantos onde ela fica colada e logo começou a flutuar.

Usando a própria transparência como suporte, tirei a gelatina da água e passei para um papel grosso – na falta, usei papel cartão… o ideal é um papel de cor clara.

Emulsão solta sobre a transparência Transferência da emulsão

Arrumei as pontas com os dedos molhados e levei para secar junto com o negativo.

Emulsion Transfer Secando Impossible PX600 Silver Shade

Meu resultado ficou péssimo, mas foi o primeiro pessoal! No YouTube tem vários exemplos de emulsion transfer com muito mais qualidade e sucesso.

Emulsion Transfer

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!