4comentários

10 razões de porque câmeras analógicas manuais são as melhores pra aprender fotografia

por em 29/06/2013
 

 Vez ou outra o Kai, do site DigitalRev aparece por aqui (e aqui… e aqui), sempre com seu jeito esculachado e fanfarrão, dando uma parada nos videos sobre fotografia digital pra falar de sua verdadeira paixão, a fotografia analógica.

Dessa vez ele resolveu levantar “10 razões de porque câmeras analógicas manuais são as melhores pra aprender fotografia”. E, é claro, vindo de quem vem, essa lista não poderia ser séria (apesar de, cá entre nós, ser verdadeira do começo ao fim ;-)

Pra facilitar pra galera que não fala inglês, ou que fala, mas tem dificuldade de entender um coreano (ou seria chinês) falando inglês com sotaque britânico, resolvi traduzir as dez razões, e acrescentar alguns comentários meus. Mas se você consegue entender o que o Kai fala, recomendo ir direto pro video (lá embaixo nesse post) que é bem mais divertido do que ler meu texto.

Vamos à lista? :-)

#1 – Câmeras e filme te fazem parecer cool…
Como é um video do Kai, ele não podeira deixar de dar uma sacaneada na galera analógica (apesar dele mesmo fazer parte dessa galera :-)

Captura de Tela 2013-06-23 às 19.16.05#2 – O filme não perdoa…
Simples. Com a digital você pode tirar trocentas fotos ruins, deletar, e continuar tirando fotos ruins. Com o filme, você tem que pagar pra ver (literalmente) as fotos que tirou, e – das duas uma – ou você desiste, depois de gastar uma grana com trocentas fotos ruins, ou resolve aprender a fotografar melhor.

#3 – Definições…
Câmeras SLR analógicas mecânicas (as mais antigas) não têm modos automáticos que você escolhe antes de fotografar e pronto, a câmera faz tudo por você. Você tem que aprender a usar as configurações. Como ele diz no video: você não aprende matemática usando uma calculadora. Então, porque acha que vai aprender fotografia usando modos automáticos?

#4 – Exposição…
Você vai ter que saber o quanto de luz usar pra fazer a imagem.

#5 – Foco manual…
Domine a distância entre você e o objeto fotografado. Domine o que vai estar em foco. Você, não sua câmera, tem que definir o que vai estar em foco, e quando.

#6 – Ninguém vai te roubar…
Ladrões querem câmeras que têm valor de mercado. Logo, sua amada câmera de 100 reais não vai interessar a ele…

#7 – O ISO não é automático…
Vai ter que aprender como expor o filme. Nem ele, nem a câmera, vão mudar de ISO só porque você quer. Você é que vai ter que mudar as propriedades de exposição pra atender ao filme.

#8 – Faz você diminuir seu ritmo…
O digital te permite não pensar em nada, enquanto o analógico te desacelera ao te fazer parar pra pensar no que, e como, vai fotografar. Faz você curtir mais a fotografia enquanto ela é feita, e não depois que ela acontece.

#9 – Equipamento barato…
Pois é. Comparada com uma DSLR atual, uma SLR da década de 1970, em perfeito estado de conservação, ainda custa cinco, dez vezes menos.

#10 – Não precisa se preocupar em fazer upgrade do equipamento toda hora…
Filme é filme. Câmera é câmera. Filmes antigos funcionam com câmeras menos antigas, ou até novas, e vice-versa. Compatibilidade eterna ;-)

[youtube http://youtu.be/Psc3q0Qd6tE]

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!