1comentário

Sites Legais: FilmDev…receitas pra revelação caseira!

por em 02/07/2013
 

Foto acima de Piotr Bartoszek.

Sempre quis um site onde você conseguisse receitas de revelação caseira, e conseguisse ver, no mesmo local, fotos resultantes desses processos? Sempre quis um site onde você pudesse, inclusive, publicar suas próprias receitas caseiras?

Seus problemas acabaram!

screenshot_31

Olha que legal essa receita aí em cima: é de um filme colorido revelado com químico para preto e branco! :-)

O site FilmDev (www.filmdev.org) é exatamente isso: um lugar onde você pode encontrar centenas de receitas de revelação pros mais variados tipos de filme e químicos E é bem simples de usar. Você se loga no site com sua conta do Flickr (sim, é obrigatório ter uma conta no Flickr), começa a cadastrar suas receitas, e associa imagens do seu Flickr à essas receitas pra ilustra-las. O site tem mais de 5 anos, mais de duas mil pessoas associadas e mais de três mil receitas publicadas!

Pra procurar receitas dos outros é simples mas também é complicado. Simples porque é só colocar uma palavra-chave (por exemplo o nome do filme que quer revelar ou do quimico que quer usar) no campo de busca e dar enter. Pam! Centenas de receitas aparecerão na hora pra você. Mas isso é que torna as coisas complicadas também. Quer ver apenas receitas simples, pra iniciantes? Não tem como. Quer ver só revelações de filmes coloridos? Não dá. Quer ver… de qualquer outra forma segmentada? Não dá. Tem que ir caçando o que você quer pelo campo de busca mesmo. Mas, vai por mim. Não é tão #mimimi assim. Em poucos minutos você se acostuma.

O cadastro das receitas (caso você já revele em casa e queira cadastrar) é bem simples e estruturado. Tem campos pra cada um dos itens obrigatórios de uma receita de revelação, o que faz com que as receitas fiquem padronizadas e as buscas mais fáceis.

9187755573_67bc5479b8_b

Foto de Ho John Lee

Mesmo eu, que não tenho muito saco pra revelar em casa (#prontofalei) adorei ficar horas navegando pelo site, vendo cada receita, e entendendo o que muda nas fotos e porque muda.

E, como não poderia deixar de ser, o Darren Greaves, criador do site, criou também um grupo no Flickr e um perfil no Twitter pra se comunicar com a galera, além do blog oficial, onde ele faz anúncios pra sua comunidade de cientistas malucos.

Confesso que fiquei bem tentado a começar a cozinhar revelar em casa só por causa do site, de tantas receitas e de tantas fotos legais. Dá uma olhada e me diz o que acha ;-)

Dica do Damião Santana. Valeu Damiones!




Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 26/09/2013 em 3:56 am

    Olá André.
    Não sei se tú já viu.
    Parece que há um aplicativo para Iphone desses caras.
    Você acha a receita, digita um código e o iphone mostra a sequência de revelação (revelação, fixação etc).
    Eu ainda não testei muito bem ainda. Não é tão “profissional” quanto aquele aplicativo pago que já falaram por aqui, mas é gratuito.
    Parece ser legal.
    Se gostar, dá uma mostrada aqui no site pra entendermos melhor.
    Até.

    Responder

Deixa aí seu comentário!