4comentários

Aumentando a nitidez do visor da sua rangefinder…

por em 03/07/2013
 

Foto acima de Rick Oleson

Tem posts que, apesar de saírem em tudo quanto é lugar, vale à pena replicar mesmo correndo o risco de ser redundante ou repetitivo. E, como tenho reparado que as rangefinders têm caído cada vez mais no gosto dos amadores, resolvi colocar essa dica aqui, apesar dela ter saído no site da Lomography e ter sido replicado pelo excelente Phoblographer.

Foto de Rick Oleson, no site da Lomography

Foto de Rick Oleson, no site da Lomography. Clique na foto pra ver ela em tamanho maior, e entender melhor o lance da fita isolante no visor…

A dica é simples: se o visor da sua rangefinder estiver meio escuro, embaçado, e estiver difícil de usar o telêmetro pra focar, coloque um pedaço de fita isolante preta no vidro frontal do visor, exatamente no local onde a imagem do telêmetro se forma, que a coisa fica mais nítida. Simples assim.

Agora vamos aos comentários:

– Eu ainda não testei, mas o camarada do Phoblographer, que é super “hands on”, testou e aprovou.

– O que a gambiarra faz, na verdade, é impedir a entrada de luz pelo visor frontal, e fazer com que você veja só a imagem formada pelo telêmetro em si (se você não tá entendendo nada, leia isso, e isso, e isso. É rapidim :-). Ou seja, a imagem fica meio que a de um visor bipartido, perdendo o efeito de duas imagens da mesma coisa sobrepostas. Faz sentido.

– A câmera deve ficar muito feia, tadinha, com uma fita isolante no visor.

– Deu medinho de fazer na minha. Acho que vou fazer com papel preto e cuspe antes de meter uma fita isolante grudenta e feia de forma mais… digamos… definitiva ;-)

rick oleson2

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!