4comentários

Film Swap – Mais uma experiência que só o filme pode lhe dar

por em 15/07/2013
 

Nós do Queimando Filme estamos cansados de dizer que certas experiências fotográficas só são possíveis com o filme. E aí vai mais uma delas!

Em meados de 2010,  navegando pelo maravilhoso oceano do Flickr, conhecemos um fotógrafo asiático muito simpático, fã da LC-A: Shahdi. Comentário vai, comentário vem, e terminamos combinando a seguinte experiência: Shadhi tiraria fotos analógicas em Kuala Lumpur, voltaria o filme para ser batido de novo, e o enviaria por correio para nós, que aqui em terras tupiniquins, bateríamos fotos por cima do mesmo filme, criando um dupla exposição Malásia-Brasil.

Ficamos muito tempo imaginando que loucura sairia destas fotos! No entanto, algumas semanas se passaram e a rotina terminou nos fazendo esquecer do acordo feito com Shahdi. Aé pensei em um momento, “esse filme nem deve conseguir chegar são e salvo aqui no Rio de Janeiro, melhor esquecer…”

Mal acreditamos quando certo dia chegou em minha casa um Agfa CT Precisa 100 vindo direto do outro lado do mundo, inteiro e pronto para ser queimado novamente!

Sabia que Shahdi havia tirado suas fotos com a LC-A+, e que havia subexposto em um ponto as fotos, para minhas fotos ficarem com uma exposição mais adequada quando batesse sobre o mesmo filme.

Como o fotômetro de minha LC-A não anda muito confiável, optei por usar a Olympus Trip, e subexpus também um ponto, marcando ISO 200 na câmera e tendo assim fotos devidamente expostas.

O resultado dessa colaboração lomográfica Malásia-Brasil pode ser visto abaixo. Foi realmente emocionante revelar um filme e aparecer inesperadamente nas fotos as Petrona-Towers!

Towers in Copacabana

Origens

Gabaritos

Coletivos

No Flickr existem diversos grupos voltados para este tipo de experiência, denominada Film Swap. O maior deles possui mais de mil membros, sedentos para trocar seus filmes e criar fotografias totalmente inusitadas.

Nada impede que este post já seja utilizado para trocas de filmes pelo Brasil e pelo mundo. Quem topa?

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!