1comentário

Sites Legais: APUG – Analog Photography Users Group

por em 16/07/2013
 

Conheço o APUG há alguns meses e o tenho salvo como pauta para o Queimando Filme desde então, finalmente tomei vergonha na cara coragem para de fato escrever e apresentar o site.

APUG é a abreviação de Analog Photography Users Group, um site em formato de fórum que reúne todo e qualquer assunto relacionado à fotografia analógica que você possa imaginar, acredite, eles falam de tudo!

apug

Parceiros e financiadores do fórum

Considerado um fórum “de responsa”, ele possui financiamento de grandes nomes no mercado como Freestyle, ADOX, Ilford e outros… Deu pra sentir a bronca, né? Eles não estão alí de brincadeira.

Mas o APUG é mais que um simples fórum, possui vários recursos e ferramentas para que os usuários aprendam, compartilhem, conversem, experimentem etc etc.

Como base, está o fórum, claro, onde há espaço para os diversos assuntos dentro da fotografia analógica: Classificados, Equipamentos, Darkroom, Discussões gerais…

O legal é que todo o espaço é muito bem organizado, dentro destas categorias, existem subcategorias, como em classificados, os tópicos estão divididos para quem está interessado em venda, compra, troca… Em equipamentos, parece que a galera gosta bastante de grande formato (o que é muito legal pra quem está começando/se interessando sobre o assunto, ir lá dar uma espiada nas conversas, e claro, participar também é garantia de aprendizado), além dos tópicos para iluminação, pinhole, rangefinder, médio formato, 35mm, até toy cameras e muitos outros! É realmente muito assunto, ou seja, muito material, conteúdo para estudar/conhecer/se especializar, um prato cheio pros amantes da nossa fotografia de filme.

Os tópicos sobre Darkroom são um dos mais legais, tem de tudo! Processos alternativos (nham!), revelação, ampliação, produtos e muito mais mais maaais (Ahhh!).

apugport

Portfólio de usuários

Em discussões gerais a galera se solta mais e fala de vários assuntos relacionados: Workshops, fotógrafos, revistas, livros, eventos… E como se não fosse suficiente, ainda há o espaço de vídeos, artigos (recomendo fortemente), chat pra você bater um papo ixperto, grupos de marcas e/ou câmeras específicas etc, blogs, e até uma galeria de fotos apresentando o portfólio dos usuários.

Analog Photography Users Group é uma verdadeira reunião de entusiastas, curiosos, experts, amadores, profissionais… Um misto de pessoas com seus mistos conhecimentos que se complementam e instruem tanto a quem lê, como quem escreve.

Eu mesma tenho que me controlar sempre que entro nos fóruns, é tanta informação, tanta coisa nova pra conhecer que acabo maluca de tanta empolgação querendo aprender tudo, ao mesmo tempo, agora!

Lá todos se comunicam originalmente em inglês, o que é uma pena para quem não domina o idioma, porém, eles possuem mais 4 opções de linguagem: Francês, holandês, alemão e italiano.

Recomendo que mesmo quem não passa do verbo to be ou não domina os demais idiomas, que não deixe de ir atrás mesmo assim, use um tradutor online (muitas vezes dá pra tirar algo entendível das traduções automáticas), peça ajuda a um amigo que entenda alguma das línguas, mas não desanime, garanto que vale a pena investir um pouco do seu tempo nas threads do APUG. Lá eu já aprendi e continuo aprendendo muito!

Ah! E pra quem não é só ligado em analógico, existe o DPUG, sim, Digital Photography Users Group, dele eu já não posso falar muito, mas se tiver ao menos 20% da qualidade do APUG já digo que também vale a pena conferir.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!