1comentário

Documentando a condição humana com a fotografia de rua…

por em 18/07/2013
 

“No momento em que a câmera se tornou portátil, um novo mundo se abriu, e nasceu a fotografia de rua. Desapegados dos limites dos estúdios fotográficos, os fotógrafos começaram a registrar a condição humana”.

Não é segredo pra ninguém que aqui no QF a gente entende que Street Photography e fotografia analógica como hobby estão diretamente ligados. A  maioria de nós adora ir pra rua fotografar com suas câmeras analógicas, ao invés de encarar estúdios ou cenas montadas em algum lugar pré selecionado com pessoas convidadas para posar. A fotografia de rua está impregnada no nosso hobby, e vice-versa. Por esse motivo, vez ou outra rola aqui algo que não é diretamente ligado ao analógico “por si só”, mas é ligado ao hábito de sair pelas ruas fotografando (como diz o autor desse documentário) a condição humana, seja pelos olhos de um fã de Cartier-Bresson, seja pelos olhos da Lomografia.

O documentário “Street Photography – Documentando a Condição Humana”, que você vê aqui em três partes, apresenta essa prática (chamar de “arte” é ao mesmo tempo confuso, pretencioso e intimidador) sob vários pontos de vista, mas basicamente através de uma linha humana, na qual o fotógrafo (não interessa se profissional ou amador), quando está fotografando nas ruas, está registrando a humanidade como ela é, sem roteiros, mas sob o seu ponto de vista único.

Bom, vou parar de enrolar pra vocês poderem ver o video e nos dizer o que acharam aqui nos comentários, ok? ;-) Bom cineminha pra vocês!

P.S: Se você quer saber se o documentário trata da questão de fotografar com filme, sim, trata. Um bom exemplo está perto dos oito minutos e meio da primeira parte…

PARTE 1

PARTE 2
[vimeo http://vimeo.com/6502390]

PARTE 3
[vimeo http://vimeo.com/6504591]

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!