2comentários

Obscura: A pinhole “séria” da Ilford

por em 24/07/2013
 

Parece que, no meio desse mercado analógico amador em que vivemos, um certo modo de fotografar, historicamente conhecido pelas formas artesanais e aprendido em workshops de todos os tipos, está virando “business”: a fotografia pinhole.

A Obscura, que a Ilford já tinha anunciado meses atrás, mas que lançou esse mês, não é a primeira pinhole comprável do mercado (a Lomography tem algumas Dianas que são Pinhole, o Kickstarter já apresentou alguns projetos também, e a própria Harman, “dona” da Ilford, já havia lançado a HARMAN TiTAN 4×5. Mas a Obscura é na minha opinião um marco, por se tratar de uma câmera claramente voltada às “pessoas comuns” (apesar de usar papel fotográfico, e não filme) lançada por uma grande marca tradicional do mundo da fotografia.

A câmera, que vai custar US$99,00 na gringolândia, é feita de PVC em duas partes que se ligam por ímãs (“muderno”, né?). O papel fotográfico tem que ser colocado nela em um quarto escuro (ou com um saco preto) e, no extremo oposto (é claro) está o buraco de agulha de 0,3 milímetros de espessura.

A caixa câmera vem ainda com uma tampa que se liga à câmera por ímãs e encaixe para tripé.

Agora é torcer pro Marinho, representante oficial da Ilford no Brasil (http://www.marinho.com.br/), trazer ela pra cá (a um preço honesto). Hummm… que tal todo mundo começar a mandar email pra lá perguntando/pedindo? ;-)

Abaixo você vê um vídeo review da bichinha, as especificações técnicas, e uma galeria de fotos feitas com ela.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!