3comentários

Um novo (velho) filme está chegando ao mercado!

por em 29/07/2013
 

Foto acima – antiga fábrica da Ferrania

Essa notícia pode ser velha pra alguns, mas pra quem não tá sabendo ainda, tivemos duas novidades no mundo analógico esse mês. Uma boa e uma ruim.

Primeiro, vamos a má notícia:

A Fuji anunciou o encerramento da produção de mais alguns filmes. Entre eles o Provia 400x e o Neopan 400. De fato uma triste notícia. Mas tenha calma, ainda tem bastante pra vender. E você encontra esses filmes com facilidade no ebay (;

Ficou muito #chatiado com a notícia? Clica aqui e leia tudo, pra você ver que isso não é motivo pra entrar em pânico. Pronto, já leu? Viu que não é o fim do mundo a Fuji parar de produzir filmes? Agora vamos a boa notícia.

A Ferrania anunciou que vai voltar a fabricar alguns de seus filmes. “Pera aí… QUEM?? Ferrari fabricava filmes?” Nada de Ferrari. É FERRANIA.

Ferrania Solaris

Ferrania é uma empresa italiana, fundada em 1923. Fabricava filmes fotográficos e também algumas câmeras. E hoje fabrica produtos químicos, materiais eletrônicos e outras coisas mais. Sabe aquele filme 126, do qual falamos aqui? Pois é, leia o post até o final e vai ver que a Ferrania foi a última empresa a produzir esse formato de filme. Encerrou a produção do formato 126 e 110 em 2007. E entre 2010 e 2011, eles encerraram a produção de todos os filmes, de todos os formatos ):

Mas o que importa é que eles vão voltar!

:)

Claro que um filme da Ferrania não vai substituir um Fuji Provia 400x, o ponto não é esse. Mas sim, saber que ainda existem pessoas que acreditam que a fotografia analógica não morreu. Sem falar que estamos em 2013, temos compactas full frame, celulares com câmeras de mais de 30 megapixels, e mesmo assim, uma empresa volta a investir na produção de filmes fotográficos. Essa foi uma excelente notícia!

No site dos caras, a única coisa que tem por enquanto, é um campo onde você cadastra seu e-mail pra receber as novidades (e links pros perfis oficiais deles no twitter, google plus e facebook). Mas o melhor é o que está escrito na home page: “Alive and kicking. The future of analog film starts again from Italy”

O que me lembrou na hora do slogan da Lomography: “O futuro é analógico.” Amém!

Entre no site da Ferrania clicando aqui, cadastre-se e vamos esperar pelas novidades.

E fazendo uma rápida busca pelo flickr, encontrei esse grupo aqui “Ferrania Lovers”, tem fotos tiradas com os filmes da marca, e também fotos de alguns modelos de câmeras.

E você? Já usou algum Ferrania? Conta ai pra gente o que achou.






Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Breno
    22/08/2013 em 2:32 am

    Os filmes Redscale da Lomography (100 e o 50-200) são na verdade o Ferrania Solaris ISO 100 invertido e o Solaris ISO 400 invertido, respectivamente. A Lomography apenas reembalava os filmes.

    Responder

  • Lonez
    31/07/2013 em 6:46 pm

    Já tinha lido essas noticias postadas pelo Cassio no QF do facebook. Quando li a primeira fiquei bem triste mesmo, mas essa da Ferrania me interessou!
    Tipo, não tenho a menor idéia da qualidade dos filmes deles e tal, mas só pelo fato de eles terem tido a atitude de voltar a fabricação de filmes, já é motivo que chega pra eu comprar alguns filmes deles!
    Vamos apoiar a atitude deles comprando uns filmes, quem sabe eles voltem a fabricar mais formatos e mais variedades de iso.

    Responder

Deixa aí seu comentário!