4comentários

12 filmes pra se usar antes deles sumirem

por em 31/07/2013
 

Foto acima de Tyler Wilson

O site PopPhoto.com publicou dia desses um post bem legal, com sugestões de 12 tipos de filme que todo mundo deveria usar antes que eles sejam extintos. O post é enooorme e, por isso, resolvi trazer a lista pra cá de uma maneira mais resumida, com fotos pequenas, e resenhas de uma frase pra cada filme. Mas atenção. As resenhas são DELES, ok? Não estou colocando minhas opiniões no post :-)

Todos os nomes estão linkados às páginas oficiais dos filmes nos sites de seus fabricantes, caso queira mais detalhes.
1) Kodak Portra 400 (negativo colorido)

Excelente reprodução de cores e grão reduzido mesmo com ISO 400. Mesmo puxado, o filme mantêm suas características. Não é dos mais baratos, mas vale o preço.

2) Kodak T-Max 400 (negativo preto e branco)

Vendido como o filme preto e branco de ISO 400 com o grão mais fino do mundo. Vale experimentar.

3) Kodak Tri-X 400 (negativo preto e branco)

Ao contrário do T-Max, o Tri-X tem mais contraste e grãos mais aparentes, agradando aos fãs de Street Photography e fotos documentais. Alguns amam, outros odeiam.

4) Ilford HP5 400 (negativo preto e branco)

Popular entre estudantes de fotografia analógica [nota do tradutor: talvez nos EUA... aqui no Brasil não vejo isso], funciona bem tanto na velocidade 400 quanto puxado à 1600 (e é essa super latitude que faz ele ser popular entre estudantes). O grão fica entre os do T-Max e os do Tri-X.

5) Fujifilm Provia 100F (cromo/slide colorido)

Te dá as cores e contrastes esperados de um cromo de respeito, e é mais fácil de usar do que o Velvia. Conhecido por seus tons verdes e azuis.

6) Velvia 50 (cromo/slide colorido)

Se você vai fotografar paisagens ou cenas da natureza, Velvia é o filme. Fica bonito no formato 135, mas fica realmente fantástico em médio formato (120).

 

7) Kodak Ektar 100 (negativo colorido)

Se você gosta de cores contrastadas, grãos finos e nitidez acentuada, mas prefere negativos a cromos, Ektar é a escolha.
 
8) Fujifilm Pro 400H (negativo colorido)

Ótimo pra retratos, é a evolução do antigo Fuji NPH 400.

9) Lomography Color 100 Negative Film (negativo colorido)

Extremamente barato e surpreendentemente bom. Não pode competir com um Portra, mas cumpre seu papel. Ainda mais se você fotografa no estilo “Lomo”.

10) Ilford XP2 400 ( negativo preto e branco, com revelação em C-41)

Um negativo preto e branco de respeito, que pode ser revelado em qualquer lugar que revele negativos coloridos. Não é espetacular, deixando a desejar no contraste, mas é barato.

11) Ilford Delta 3200 Professional  (negativo preto e branco com revelação em processo Ilford Ilfotec DD-X, Ilford Microphen e Ilfored ID-11)   

É na verdade um filme de ISO 1250, mas que tem tanta latitude que pode ser revelado a 3200 sem problema algum. Tem gente inclusive que já disse que o revelou sem problemas a 12500 e a 400! É sem dúvida um dos filmes mais versáteis existentes. Se você gosta de fotos noturnas, esse é o filme.

12) Ilford SFX 200 (negativo preto e branco infravermelho)

Fotografia infravermelha é complicada no mundo digital, mas com filme é simples. Basta usar um filme infravermelho. Mas vale ressaltar que esse filme não é um filme infravermelho “de verdade”. É, sim, um preto e branco com sensibilidade alta para a cor vermelha e, portanto, consegue simular os efeitos do infravermelho.



Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Aiesca
    02/09/2013 em 7:33 am

    Depois deste seu post resolvi testar o lomography 100. E fantástico! Como onde eu moro tem muita luminosidade e aquele céu azul perfeito e o filme captou isso. Sem falar que saíram boas quase todas as fotos. Mas usei depois o velvia em revelação cruzada e as cores puxaram para o púrpura. E isso mesmo? Abs

    Responder

  • Lonez
    31/07/2013 em 5:53 pm

    Alguns dessa lista estão na minha mira para próximas aquisições!
    Pena que é difícil achar por aqui, e quando tem é MUITO mais caro que comprar da Freestyle.

    Falando em Freestyle… comprei meu filmes a mais de um mês lá e ainda não chegaram! :(
    Acho que na próxima vou pegar na eBay.

    Responder

  • 31/07/2013 em 12:21 pm

    André, eu aprendi a fotografar, praticamente, com o HP5. :D

    Responder

Deixa aí seu comentário!