0comentários

Mais de cem maneiras de se fazer uma foto Polaroid…

por em 05/08/2013
 

Um dos grandes prazeres da fotografia analógica é o prazer de tocar, de interferir, de interagir com a foto de forma física, tátil. E as fotografias instantâneas, conhecidas popularmente como “Polaroids” (mesmo que Polaroid seja apenas uma marca de um dos fabricantes das câmeras/filmes desse tipo) são as melhores nesse quesito. Afinal, você tira a foto e minutos depois já curte ela em suas mãos.

Mas a materialidade das fotografias instantâneas inspiram “intervenções artísticas” desde que nasceram. Tem gente que rasga, tem gente que cola, tem gente que rabisca, tem gente que pinta, mas todos esses têm em comum o fato de que, pra eles, a foto é a base pra algo maior. É claro que tem também aqueles que não interferem na foto fisicamente, mas usam o formato quadrado, ou as cores características, e a textura “embaçada” pra brincar com o que está sendo fotografado.

DSC02895Entrando nessa onda, a Impossible Project (atualmente a única fabricante de filmes pra câmeras de filme instantâneo integral da Polaroid) lançou o projeto “101 maneiras”, que convida os usuários de seus filmes a fazerem suas bagunças nas fotos e depois mandarem pra uma galeria feita pra juntar esses trabalhos.

A ideia, desde o começo, era publicar um livro com 101 fotos selecionadas entre as enviadas. Mas a coisa fez tanto sucesso que eles já estão se preparando pra uma nova fase. O projeto, depois de lançar o livro, foi rebatizado como “mais de 101 maneiras” e ganhará uma galeria web para todos que quiserem postar lá suas ideias criativas.

Seja você um fã de fotos instantâneas ou não, recomendo dar uma olhadinha no material (links aí embaixo). É bem inspirador… :-)

Galeria original do 101 Ways – http://www.the-impossible-project.com/projects/101ways/

Livro com as 10 fotos escolhidas – http://shop.the-impossible-project.com/shop/books/bo_101_ways#p1

Nova galeria pra quem quer continuar enviando fotos – http://www.the-impossible-project.com/projects/mt101ways/

E, pra encher um pouco mais de linguiça, uma galeria com as minhas favoritas. Aproveita pra escolher a sua e deixar aí embaixo nos comentários!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!