3comentários

Mais filme novo no mercado! Cinestill Film

por em 21/08/2013
 

Semana passada essa notícia chegou agradando bastante a galera do Grupo Queimando Filme, e analógicos do mundo inteiro. Tanto que vários sites, como o Japan Camera Hunter e o Phoblographer publicaram, na maior alegria, a novidade: a chegada de um novo filme ao mercado, de uma forma bem inusitada.

screenshot_84O Cinestill 800 ISO Tungsten Xpro C-41 Film, ou simplesmente CInestill, como está sendo chamado por aí, é um filme originalmente de cinema (Kodak Vision3 500T 5219), que foi rebobinado em rolos de 135 (35mm) para ser usado em câmeras fotográficas, e preparado quimicamente* pra ser revelado em processo C-41 (o processo tradicional de revelação de negativos coloridos).

É um filme pra situações e ambientes escuros (ISO 800, né?), o que é bom, porque tá difícil achar filme de ISO 800 por aí…

O interessante é que esse Vision 3 (o tal filme que foi rebobinado pra virar o Cinestill) é um filme preparado para luzes internas (Tungstênio) que foi criado utilizando tecnologias que a galera de cinema da Kodak pegou da galera de fotografia da própria Kodak que eram usadas na fabricação de filmes como Kodak Portra e Kodak Ektar. Ou seja, o cinema pega da fotografia, e a fotografia pega de volta ;-).

Já o fato dele ser um filme Tungstênio, pra quem não sabe, significa (resumindo muuuito) que ele é feito pra ser usado sob luzes artificiais, e não na luz do sol. Ou seja, você vai conseguir cores “normais”, fotografando sob luzes incandescentes (lâmpadas caseiras), luz de velas e lâmpadas fluorescentes. Já em ambientes externos de dia, seja sob a luz do sol ou em sombras, incluindo aí contraluz de janelas, ou até ambientes com muitos, muitos pontos de luz, como fotos de decoração de natal, podem trazer cores, contraste e saturação mais… digamos… diferentes.

Mas o mais legal, mais legal MESMO é que esse filme é pura latitude! Isso significa que você pode fotografar praticamente com qualquer quantidade de (pouca) luz… é como se fosse um filme de vários ISOs. Você pode fotografar com ele de ISO 400 a ISO 3200!  É isso mesmo!

Ficou curioso? Eu também. Por isso corri pra única revendedora oficial autorizada, a nossa querida e conhecida Freestyle. Lá o site apresenta mais informações sobre o filme, e vende à US$9,99 a unidade (achei justo!)

Abaixo, mais alguns links interessantes, e mais abaixo, (mais) fotos de exemplo feitas com o filme.

www.cinestillfilm.com

Facebook page

KODAK VISION3 500T Color Negative Film 5219 Technical Data Sheet

* Para os mais curiosos, o site do fabricante e os posts citados explicam como e quanto tempo eles levaram pra desenvolver a tecnologia que tira a famosa “camada de cera” (remjet) que é comum nos filmes de cinema, e que atrapalha a revelação desses filmes em processos C-41.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!