10comentários

Filtros Fotográficos: Porque? Como? Quando?

por em 29/08/2013
 

Se tem um assunto do qual a gente fala pouco aqui no QF é sobre filtro. Quer dizer… já teve uns dois ou três posts sobre isso, mas tudo muito vago e tal. Daí resolvi escrever (na verdade traduzir) um post do site Exposure Guide (http://www.exposureguide.com) sobre o assunto. Simbora?

Filtros para lentes são elementos transparentes ou semitransparentes de vidro ou gelatina (Nota do Tradutor: não, não a de comer. É tipo um acetato…) que devem ser colocadas na frente da lente. Eles protegem as lentes das câmeras, alteram as características da luz que passa por elas e/ou adicionam efeitos especiais e cores à imagem. Eles vêm em dois ntipos: filtros de rosca e filtros de encaixe (Nota do Tradutor: talvez existam traduções melhores para esses “tipos” de filtros, que no original eram “screw-in filters” e “slot-in filters”, mas não conheço).

Filtros de Rosca:

Filtros de rosca se encaixam diretamente na sua lente, na rosca que existe na parte da frente do tubo da lente. Cada filtro possui uma largura específica, o que significa que quanto mais lentes de diferentes larguras você tiver, mais filtros vai ter que comprar. Esse tipo de filtro é ideal e prático, e torna o uso de filtros como os polarizadores e filtros UV fáceis de serem manuseados.

1screw-in-filters

Filtros de Encaixe:

Para filtros de encaixe, uma base para filtros é presa na objetiva, e filtros são encaixados na base. A base geralmente possui anéis intercambiáveis pra que a base sirva em uma grande variedade de objetivas. Uma base tem geralmente três ou quatro encaixes, de modo que você possa usar ao mesmo tempo mais de um filtro. A vantagem do filtro de encaixe é que você pode colocar e tirar filtros com rapidez, e filtros grandes  podem funcionar em lentes pequenas.

2slot-in-filters

IMPORTANTE: Fator do Filtro:

Filtros alteram a dinâmica da luz que entra na lente e, geralmente, exigem que você altere a exposição da sua foto para compensar esse fator. Isso é chamado de Fator do Filtro (Nota do Tradutor: novamente, usei uma tradução livre. No original, a expressão é “Filter Factor”), e cada filtro tem seu fator específico. Portanto, aprenda a usar cada filtro antes de usá-lo.

Filtro UV:

Filtros Ultra Violeta são filtros transparentes que bloqueiam a luz ultra violeta com o objetivo de reduzir a nebulosidade que é perceptível em algumas fotos feitas sob a luz do dia. Filtros UV não afetam a maioria da luz visível e, portanto, são uma ótima forma de se proteger a sua lente sem alterar a qualidade da exposições (Nota do Tradutor: essa é a opinião do autor. Existe muita, muuuuuita controvérsia sobre se um filtro altera ou não a qualidade da exposição. Não vamos entrar nesse mérito nesse post).

3uv-filter

Filtro Polarizador:

Um filtro polarizador (Nota do Tradutor: conhecido popularmente no Brasil como “Pola”) pode ser usado para escurecer céus muito claros já que ele aumenta o contraste entre nuvens e o céu. Assim como o filtro UV, o Polarizador reduz a nebulosidade atmosférica, mas também reduz a luz refletida.

A função mais conhecida do Polarizador é a de remover reflexos de vidros e água. Quando colocado em um ângulo correto, o Polarizador elimina o reflexo quando se está fotografando através de uma janela de vidro ou através de um espelho d´água. Um belo truque com certeza!

Existem dois tipos de Polarizadores: linear e circular. Os dois tipos produzem efeitos similares.

4polarizing-filter

Filtros de Balanço de Cor:

NOTA: O texto abaixo foi adaptado do original para se tornar mais focado na fotografia analógica. O original foca principalmente na digital.

Como você já sabe (se não sabe, talvez deva ler isso aqui), a luz visível é formada por múltiplos espectros de luz. Mas na fotografia analógica, você deve fazer escolhas com relação ao filme que vai usar. E filmes diferentes são preparados para diferentes temperaturas de cor. Logo, para que as cores das suas fotos correspondam à realidade, você deve usar filmes de luz do dia para fotos na luz do dia, filmes preparados para luz de tungstênio para ambientes internos, e por aí vai.

Porém, você pode usar Filtros de Balanço de Cor para compensar as diferenças entre a cor da luz fotografada (por exemplo, a luz do dia é mais azulada, enquanto luz de tungstênio é mais alaranjada ou avermelhada). O filtro 85B (chamado de warm-up/laranja) e o 80A (cool-down/azul) são os dois filtros padrão pra se compensar balanço de cor.

5color-balancing-filter

O 85B permite que você fotografe na luz do dia com filmes para tungstênio. Sem ele, suas imagens vão ficar azuladas. Já o 80A permite que você fotografe em ambientes iluminados por luz artificial com filmes preparados para a luz do dia. Sem ele suas imagens vão ficar alaranjadas ou avermelhadas.

Esses filtros foram bastante abandonados nos últimos tempos já que essas alterações podem também ser feitas sem muita dificuldade em softwares de imagem, como Photoshop ou Lightroom. Porém, vários fotógrafos ainda os utilizam para efeitos artísticos.

Filtros de Densidade Neutra, ou ND:

Colocando um filtro de Densidade Neutra (ND, de “Neutral Density”) na sua lente, você consegue, de forma uniforme, reduzir a quantidade de luz que passa por ela. O filtro ND é bastante útil quando o contraste entre as altas luzes e as sombras pra se conseguir uma exposição de qualidade. O filtro ND permite ainda fazer fotos com bastante movimento e borrões e detalhes na imagem, já que permite que você use aberturas maiores e/ou velocidades mais baixas em sua câmera.

Uma variante do filtro ND é o filtro Graduado, que possui um gradiente (um degradê) que afeta a redução da luz de uma forma graduada neutra, de 100% a 0%, por toda a extensão do filtro. O ND Graduado é recomendado para fotos de paisagens, porque permite que você reduza o brilho do céu (melhorando assim o contraste) sem afetar a exposição dos elementos no solo.

6neutral-density-filter

Filtro de Foco Suave, ou Soft Focus:

Os Filtros de Foco Suave fazem exatamente isso: eles reduzem a nitidez de uma imagem, mas apenas em uma quantidade que mal pode ser percebida. Eles são úteis em retratos em cluse-up de rostos de pessoas. Com a ajuda de um pouco de difusão, peles em condições imperfeitas são substituídas por peles suaves e sedosas. Você também pode usar Filtros de Foco Suave em fotos de paisagens e monumentos.

7soft-focus-filter

Filtros para Fotografia em Preto e Branco:

Existem filtros específicos para fotografia em PB que bloqueiam certos comprimentos de onda de luzes visíveis, enfatizando dessa forma o visual monocromático da foto.  Para isso, existem os filtros Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde e Azul criados exatamente para esse fim.

8red-filter

O filtro 25 Vermelho bloqueia a luz vermelha e reforça a luz azul, te dando um céu profundo e ameaçador. Já o filtro verde vai escurecer o céu mas também irá clarear as folhagens verdes e destacá-las em contraste com o céu (perfeito para fotografar árvores). É uma boa ideia experimentar esses filtros usando filmes preto e branco para entender os efeitos por completo.

[ERRATA de 29/08/2013: Parece que o autor do texto original cometeu um erro, e eu repeti traduzindo ele pra cá. Como é de se imaginar, o filtro vermelho não bloqueia a luz vermelha. Na verdade ele deixa passar apenas a luz vermelha, o que torna o céu escuro porque a luz dele é azul. E, como a luz azul não passa, a área azul fica “preta”. Idem para os demais filtros. As cores dos filtros ficam mais claras (como o filtro verde, que torna os verdes mais claros e o azul do céu mais escuro). Nosso obrigado ao leitor Lucas pelo troque!]

Conclusão:

Filtros fotográficos são usados para se alcançar melhorias que podem mudar o tom e o clima de suas fotografias. Filtros injetam leves, porém perceptíveis, mudanças em suas fotos. Você pode alcançar muitos desses efeitos usando Photoshop (ou outro programa de manipulação de imagens), mas quando você usa um filtro, você pode ver a diferença diretamente no negativo.

Os efeitos dos filtros são ainda mais perceptíveis quando se está fotografando em preto e branco, já que as escalas tonais monocromáticas do PB reagem de maneiras bem diferentes, e com grande efeito dramático.

Como com qualquer outro novo acessório fotográfico, prática e experimentação são as chaves para se expandir as aplicações.

Post original: Exposure Guide: Lens Filters – Camera Lens Filters Explained (http://www.exposureguide.com/lens-filters.htm)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!