0comentários

Conselhos de um veterano para você fotografar melhor

por em 30/08/2013
 

John Free é um fotógrafo. Mais especificamente, um fotógrafo de rua. Street photography, sabe? Então. John é um veterano na fotografia, com workshops por todo o mundo, fotos em inúmeras publicações, etc. Resumindo: o cara é foda. E uma coisa que eu aprendi é que, quando o cara é foda, você escuta o que ele tem a dizer.

E esse é justamente o motivo de eu estar colocando o vídeo acima, onde John conversa um pouco a respeito de como melhorar suas técnicas de street photography. O curioso do vídeo é que ele não é válido apenas para street, mas qualquer tipo de fotografia. E o que dá um tom mais palpável ainda é que não tem scripts, nem encenação: é apenas uma câmera, John sentado em seu Toyota e palavras de sabedoria.

Como o vídeo está todo em inglês, eu peguei os pontos principais e os transcrevi abaixo:

  • Não tenha medo: O responsável pelo medo é a tensão, que por sua vez é causada quando o fotógrafo não sabe o que realmente quer fazer. Ou seja, você tem que ser mais seguro de si e do que está fazendo. Ao saber o que realmente quer transmitir, você se livra da tensão e passa a não ter medo, seja de errar, do que as pessoas vão pensar, de perder o momento, etc.
  • Não se importe: Você está invadindo a privacidade de uma pessoa? Você está denegrindo a imagem de alguém? Se a resposta for não, você não deve se importar com o que as pessoas dizem a seu respeito e/ou de suas fotografias. Se você está fotografando alguém , você tem as melhores das intenções. Mantenha isso em mente e foque no seu objetivo.
  • Desapareça: As pessoas são curiosas. Se você está fotografando-as, você vai ser notado, seja um agente de seguros ou um fotógrafo. O melhor jeito de lidar com a curiosidade delas é desaparecendo. Suma no meio da multidão. Seja furtivo (sem parecer um tarado). Seja rápido.
  • Pratique: A prática é importante. Talvez a parte mais importante de todo e qualquer aprendizado. Um jogador de futebol precisa praticar o esporte para ficar em forma, certo? Um escritor precisa escrever, um músico precisa praticar com seu instrumento, um dançarino precisa dançar – etc etc. Por que seria diferente com fotografia? Pratique. Fotografe. Saia de casa com um objetivo e pratique. Praticar algo nunca é demais.
  • Se familiarize com seu equipamento: Saiba, sem olhar pra câmera, como fazer o que você quer fazer. Seja alterar abertura, seja focar, seja o enquadramento da sua objetiva preferida – você precisa ter isso de cabeça e na cabeça. Tudo isso é importante na hora de fotografar. Seu equipamento precisa estar em sincronia com seu cérebro, e você é a ferramenta essencial para que isso aconteça.

Por último, um ponto crucial para quem quer viver de fotografia: “A foto nunca é sobre você. Ela é para os outros. Você quem fotografou… Mas sempre é para os outros” – tenha isso sempre em mente. ;)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!