2comentários

A historia das cores… e do filme colorido.

por em 05/09/2013
 

A galera da fotografia pode, e deve, aprender muito com a galera do cinema (e vice-versa). E esse video é uma prova disso. Até porque no final das contas, é tudo a mesma coisa… mas isso fica pra outro post.

O site Filmmaker IQ que, como é de se imaginar, produz conteúdos educativos pra quem curte fazer um videozinho ou um filmezinho, tem várias videoaulas muito legais. Uma delas é essa, sobre cores e, no final das contas, sobre como funciona um filme colorido (filme no sentido de película fotográfica ou cinematográfica).

O video, de maneira bastante dinâmica e de fácil entendimento, passa por toda a história da cor (seu conceito, as descobertas, o funcionamento fisico), mostrando os pontos mais importantes relacionados ao cinema e à fotografia.

filmmaqueriq2

Olha o tamanho disso!!

Mas pra não gastar muito o seu tempo, e deixar ele pro video, que tem pouco mais de vinte minutos, deixo aqui minha lista de pontos altos do filminho, com a marcação de tempo de video em que eles estão:

– A descoberta de que as cores podem ser resumidas em vermelho, verde e azul (o nascimento do famoso RGB) (02:35)

– A primeira experiência com cores na fotografia, feita pelo inventor da câmera SLR, Thomas Sutton, com o uso de filtros coloridos (falamos deles outro dia, lembra?) o que gerou a primeira foto colorida da história (03:10)

– As fantásticas experiências de se colorir um filme, na mão, quadro a quadro, de Thomas Edison e Georges Meliés (04:00)

– A explicação dos sistemas de cor aditivo e subtrativo, importante pra todo fotógrafo (06:00)

– O surgimento do Technicolor, uma técnica usada no cinema e que produz cores incríveis e difíceis de serem alcançadas até hoje (09:34)

– O tamanho de uma fuck´n technicolor camera! (12:08)

– A virada da Kodak (no cinema) com o Eastmancolor, o filme colorido da Kodak (14:57)

– Oh fuck! A Kodak usou uma tecnologia da Agfa pra criar o Eastmancolor! (15:30)

Bom, acho que tá bom de spoiler, né? Mas é isso. Bom filme pra vocês ;-)

http://www.vimeo.com/73398486 ]

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!