16comentários

Cafenol: menos complicado do que parece.

por em 09/09/2013
 

No primeiro semestre deste ano eu li este post aqui no QF sobre revelação com Cafenol. Não gostei muito do Adorei o que eu li, mas achei que poderia ser mais simples, sei lá, mais caseiro.

Comecei a pesquisar e vi que tinha um monte de fórmulas e coisa e tal. Achei que deveria achar alguma que fosse mais fácil de se comprar os “químicos”, fazer a gororoba e mandar bala na revelação.

Primeira tarefa foi definir qual era a fórmula e consegui uma que funcionou muito bem, mas antes de falar sobre quantidades vamos falar sobre o que comprar:

1 – Café solúvel (testei até com vencido e funcionou)
2 – Barrilha (um produto que você encontra em loja de produtos para piscina)
3 – Vitamina C efervescente de 500mg (tipo cebion, redoxon e por aí vai – recomenda-se sem açúcar, mas já testei com açúcar e tive os mesmos resultados)

A fórmula é muito fácil:
12 colheres de chá de café solúvel em 200ml de água.
2 comprimidos de Vitamina C de 500 mg em 100ml de água.
6 colheres de chá de barrilha em 200ml de água (dá um trampo danado pouco de trabalho dissolver tudo, mas se ficar algum resíduo é só descartar no final).

Isto faz 500ml (meio litro para os que não gostam de fazer conta) de revelador, se precisar mais façaa proporção, ou seja, para 1 litro use o dobro de tudo.

Faça a mistura separadamente, deixe os comprimidos dissolverem completamente, não tenha pressa. Misture tudo em uma garrafa pet e deixe descansar por 30 minutos. Este tempo é para diminuir as micro bolhas da solução. Se programe pois você tem que usar o treco em 2 horas senão a coisa desanda.

Outra coisa, se você é pão duro econômico como eu e gosta de reaproveitar o revelador, não se esqueça que NÃO dá para fazer isto com o Cafenol (Com o D-76 dá, mas isto é uma outra história). Outro problema é o tempo de revelação… eu pesquisei um pouco e achei uma informação interessante:

Tempo de revelação = 1,6 vezes o do D-76 para o mesmo filme. Cara tem mais tempos para o D-76 na internet que leitores do QF!!! Ficou fácil!

Só relembrando uma coisa: você tem que usar a coisa fedida em duas horas, portanto cuidado se você quiser puxar um ISO 400 para 1600… Veja se o tempo está nas duas horas.

Vamos a um exemplo:
Kodak TMax 100 em D-76 stock dá 6:30, portando para usar cafenol o tempo vai para 10:24. Legal, mas como se faz este cálculo com minutos? Simples (:P):
6 minutos dá 6*60 segundos = 360 segundos
30 segundos é 30 segundos mesmo, mais os 360 dá 390 segundos
390 vezes 1,6 dá 624 segundos
624 dividido por 60 (para transformar em minutos) dá 10,4 ou seja 10 minutos e mais alguma coisa…
60 vezes 0,4 (veja que saiu dos 10,4) dá 24 ou seja 24 segundos
juntando tudo vira 10 minutos e 24 segundos.

Palmas para a Matemática!

Fiz o processo de revelação com o Cafenol (cuidado, ele fede pra caramba) por 10:24, agitando pelo primeiro minuto e depois por 10 segundos a cada minuto.

Fiz o stop bath por 1 minuto agitando sempre e mais alguns banhos, com água mesmo, para tirar os resíduos do Cafenol.

Fixei por 5 minutos, agitando sempre no primeiro minuto e 10 segundos nos minutos restantes.

Photo flo por 2 minutos, agitando sempre no primeiro minuto.

Banho final por 10:30 com água mesmo. Eu gosto de ser artesanal: stop bath com água e vinagre, photo flo com água e detergente neutro e o fixador normal mesmo :(

Tenho um projeto para testar a fixação com uma solução salina, mas isto fica para outra hora.

Veja os resultados que eu consegui…

Se você quiser tirar alguma dúvida, entre em contato comigo.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 05/03/2016 em 3:07 pm

    Olá, queria fazer uns testes do cafenol no papel fotografico, para revelar pinhole e fazer ampliaçōes, é possível? Nesse caso usaria as mesmas receitas? E quanto ao tempo de revelaçāo?
    Sou leigo no assunto e estou começando a fazer ampliaçōes agora, vocês tem algum post sobre o assunto, explicando passo a passo?

    Onde eu consigo mais informaçōes?

    Responder

  • Álvaro
    13/10/2013 em 11:40 pm

    Muito legal o post!Posso revelar um filme meu clorido assim para que fique preto e branco? tem alguma forma de fazer um tanque revelador? eu tenho o carretel mas o tanque não :(

    Responder

    • Marcos Nava
      14/10/2013 em 8:20 am

      Vamos por partes…
      Sim, você pode revelar colorido no Cafenol, mas ficará preto e branco e aumentará a granulação da imagem.
      Eu já conversei com um fotógrafo antigo da minha cidade e ele fazia os tanques dele com tubos de PVC, mas na minha opinião vale a pena adquirir um.
      Se você já tem o carretel, precisa ver se ele “cabe” no tanque que for comprar para não ter surpresas. Normalmente o tanque de inox cabe as espirais de inox.

      Responder

  • 24/09/2013 em 1:19 pm

    Tenho gostado muito de lomografia essa semana, e quero começar a ter isso como um hobby, comprei um filme kodak 35 mm e uma camera vintage que está pra chegar, sou bem iniciante nesta area e gostária que alguem me desse a receita do stop bath e do fotoflo que eu sei que usa detergente porem n sei a quantia exata, quero tbm saber o tempo que devo deixar o liquido mergulhado no stop bath e no photoflo caseiro. Mais uma duvida, quado vc fala sobre o tempo do cagenol que é 10:24, isso siginifica que são 10 minutos e 24 segundos?

    Responder

  • 18/09/2013 em 9:15 am

    Fiz o teste da receita de cafenol do post ontem e consegui deixar a coisa ainda mais caseira, aí vão as modificações:
    No lugar da barrilha pronta em 200ml de água, aqueci a mesma quantidade (6 colheres de chá) de bicarbonato de sódio no fogão, com o calor o bicarbonato se transforma em carbonato de sódio (ou seja a barrilha) e foi bem fácil diluir em água.
    Redoxon de 1g, apenas um comprimido em 100ml de água, sabor laranja, acredito que o sabor laranja seja o favorito dos filmes p&b :-)
    O photo flo foi 500ml de água com 1 gotinha de detergente liquido disponivel na pia.
    Os resultados foram muito bons, podem conferir o resultado no meu flickr!

    Responder

  • Sebastian
    09/09/2013 em 6:13 pm

    Aquí tem tudas as informaçoes e receitas do Caffenol!! http://m.caffenol-cookbook.com/

    Responder

  • Marcos
    09/09/2013 em 11:50 am

    Legal. Dia desses vou testar (assim que acabar meu D-76). Mas desculpe a pergunta idiota: o Photo Flo (secagem) vem antes do banho final?

    Responder

  • 09/09/2013 em 11:39 am

    Marcos,
    Só corrigindo.
    O photo flo e o ultimo passo de um processo de revelação , e serve para auxiliar o processo de secagem quebrando a tenção superficial da agua , evitando que a mesma crie bolhas e manchem o negativo durante a secagem . A etapa após a fixação e uma lavagem química do negativo que geralmente e usado o Hypo Clearing Agent

    Responder

Deixa aí seu comentário!